A 36.ª edição dos Prémios World Tourism Film Awards reuniu líderes das indústrias do turismo e da criatividade para celebrar as campanhas turísticas mais inspiradoras e inovadoras do ano. O evento, realizado em Valência, distinguiu produções que definiram novos padrões na promoção do turismo a nível global. Portugal foi o país mais premiado da noite, com nove distinções.
Este ano, os prémios reconheceram 27 produções de 16 países como os Melhores Filmes de Turismo do Mundo, nas cinco categorias competitivas: Promoção de Cidade, Região e País, Produtos Turísticos e Serviços Turísticos. Os vencedores destacaram-se nos CIFFT Rankings, uma lista que reúne os vídeos e campanhas turísticas mais premiados ao longo do ano e revela as principais tendências do setor.
O Turismo da Suíça foi o grande vencedor da noite com “The Ride of a Lifetime”, um vídeo promocional protagonizado pelo carismático duo Roger Federer e Trevor Noah. Esta produção destacou-se ao conquistar um duplo reconhecimento, o título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, em primeiro lugar na categoria de Produtos Turísticos, e o novo prémio CIFFT Tourism Press Award, um galardão especial atribuído por um painel internacional de jornalistas de viagens. A Suíça alcançou ainda o primeiro e o quinto lugar na categoria de Promoção de País com outros dois vídeos promocionais.
Portugal destacou-se como o país mais premiado pelo segundo ano consecutivo, com oito produções entre os Melhores Filmes de Turismo do Mundo. As produções premiadas incluíram trabalhos do Município de Nazaré, NURI Conservas Pinhais Co., Turismo Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, Município das Caldas da Rainha, Museu de Serralves, Associação Rota Vicentina e um consórcio representando os municípios de Ponte de Lima, Barcelos, Paredes de Coura e Valença. Além disso, a PORTUGALNTN, Lda. recebeu o troféu CIFFT “People’s Choice” Award 2024.
Outros vencedores de destaque incluíram a campanha viral do Turismo da Suécia, “Sweden (not Switzerland)”, que conquistou o segundo lugar na categoria de Promoção de País, e a campanha “Tourism in South Africa with Trevor Noah”, do Tourism Business Council of South Africa, que ficou em terceiro lugar. Travel Alberta garantiu o primeiro lugar na categoria de Promoção de Região e o segundo lugar em Produtos Turísticos, ao destacar a diversidade e a beleza das paisagens do destino canadiano.
Os World Tourism Film Awards também reconheceram outras campanhas produzidas por marcas como Azerbaijan Airlines, Hamad International Airport, Slovenian Tourist Board, Wroclaw Tourism Organization, Promperú, Singapore Tourism Board, Zell am See-Kaprun Tourismus, Kvarner Region Tourism Office, Visit Omiš, Osaka Prefectural Government, Turismo de Conil e Bleu Evasion.
A competição de 2025 já está aberta para inscrições e espera continuar a premiar o melhor da promoção audiovisual turística.