Portugal já faz parte do circuito Big Wave Tour

Portugal está cada vez mais na rota do surf mundial. Com o Nazaré Challenge (WSL Big Wave Tour) a realizar-se pela primeira vez no nosso país, Portugal é, a par com a Austrália, um dos únicos países do mundo que acolhe todas as competições que do surf competitivo mundial.

O Big Wave Tour é um evento único, que une o espetáculo natural das ondas gigantes a um conjunto restrito de surfistas. A competição tem um prémio monetário de cerca de 91 mil euros.

Foi com o Garrett McNamara, o americano mais português dos EUA, que o “canhão da Nazaré”, como lhe chamou, na Praia do Norte, passou a constar no mapa mundial das ondas gigantes e no Guinness, com o recorde da maior onda surfada.

Desde 2008 que Portugal tem sido um dos principais destinos de eventos da WSL. Este ano, já acolheu, 7 eventos oficiais, com diferentes tipos de graduações, desde provas de qualificação mundiais, à etapa do circuito Mundial, marcando também presença no top 3 do ranking mundial de investimento em Prize Money em Provas da World surf League. O que mostra o compromisso do turismo português em consolidar Portugal como um destino de surf premium, sendo um dos melhores da Europa e do mundo.

Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, revela que “o eixo estratégico como é considerado o Mar, a Costa e as ondas em Portugal tem sido um dos ‘motores’ para o desenvolvimento do Surf em Portugal, sobretudo fora da época alta. O WCT Pro Portugal, por exemplo, evento que se realiza há 8 anos em Peniche onde o seu constante crescimento em termos de retorno de investimento e impacto socioeconómico são a prova de que este é o caminho a seguir e que embora os resultados sejam extremamente positivos existe ainda muito trabalho para fazer”.

A umbrella «Portuguese Waves» é, por isso, uma marca forte e um atrativo muito relevante para a promoção de Portugal enquanto destino turístico e da sua oferta turística. Esta plataforma de promoção do surf em Portugal tem vindo a permitir a divulgação do Destino e da sua oferta turística, através de perspetivas diferenciadas que visam impactar não só os surfistas, mas acima de tudo associar o destino Portugal aos atributos positivos que lhe confere o surf.

O plano de ativação da marca «Portuguese Waves» ascende a um valor de 850 mil euros.