Portugal vai lançar em breve uma campanha de promoção turística no Reino Unido para prevenir eventuais efeitos negativos da saída dos britânicos da União Europeia (Brexit), disse hoje à Lusa a secretária de Estado do Turismo. “Vamos fazer uma campanha para prevenir e trabalhar em antecipação. Nós reunimos com vários operadores e companhias aéreas do Reino Unido no sentido de antecipar possíveis efeitos e garantir que as condições dos turistas e dos residentes num país e noutro não são afetadas pelo Brexit”, disse à Lusa Ana Mendes Godinho.
“Acho que temos de estar todos preparados para minimizar os impactos possíveis. Verdadeiramente, este ano, os números indicam que não houve qualquer impacto até ao momento. O mercado do Reino Unido para Portugal está a crescer 15%. Ou seja, isto demonstra uma grande capacidade do nosso destino para atrair os britânicos”, referiu.
Ana Mendes Godinho sublinhou ainda que a campanha que está a ser preparada pretende fortalecer as ligações entre os dois países. “Continuaremos, como sempre, a ter esta ‘mais velha aliança da Europa’, que gera confiança entre os mercados e que se traduz no crescimento do mercado britânico para Portugal, este ano”, disse a secretária de Estado.
No dia em que se assinala o Dia Internacional do Turismo, a secretária de Estado indicou que se registou um crescimento no setor – entre os meses de janeiro e julho – de cerca de 10% dos hóspedes e das dormidas em Portugal e ainda um aumento de 17% dos proveitos hoteleiros “em todas as regiões do país”.
Desta forma, alega que se torna prioritário alargar a atividade turística ao longo do ano, combatendo a sazonalidade em todo o território nacional, indicando que o emprego qualificado só é possível com “atividades” sustentáveis.
“Esta é a nossa grande aposta. Quer em termos de diversificação e desconcentração da procura, em todo o país, quer na diversificação dos mercados que estamos a atingir e com a importância das ligações aéreas aos mercados que nos interessam e que deixam valor em Portugal”, defendeu, adiantando que as perspetivas para o inverno “são bastante positivas”.
“A informação que eu tenho junto dos empresários é que a procura é grande também para o inverno, o que nos permite alargar a atividade a mais meses ao longo do ano e não se concentrar nos meses tradicionais”, afirmou.
Este ano, o Dia Mundial do Turismo é dedicado ao turismo para todos e vai ser assinalado ao longo da semana com iniciativas em todo o país, nomeadamente com o lançamento do programa “All for All” dedicado ao “turismo inclusivo”.
De acordo com Ana Mendes Godinho, cerca de 20% da população europeia que viaja tem mais de 65 anos e por isso é “determinante” capacitar a oferta e os destinos para que estejam preparados para receber todas as pessoas.
O programa “All for All” prevê também o lançamento de linhas de apoio aos municípios e aos empresários no sentido da adaptabilidade da oferta às pessoas com algum tipo de condicionante.