Portugal lidera comité de formação online em Turismo da OMT

by Inês Gromicho | 17 Dezembro 2020 09:56

Portugal, através de Ana Paula Pais, diretora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal, acaba de ser eleito para liderar o comité de formação online em turismo, da Organização Mundial do Turismo (OMT), em parceria com a Arábia Saudita.

A votação decorreu ontem, durante a primeira reunião do Comité de Formação Online, que contou com a participação de 10 estados membros e de oito representantes do setor privado. Portugal foi eleito com 29% dos votos, ex aequo com a Arábia Saudita, passando os dois países a liderar este comité até outubro de 2021.

Recentemente criado, a principal função deste comité é a de emitir conselhos e recomendações sobre as questões da educação em turismo, a todos os membros da OMT, numa altura em que a educação online está a assumir um papel fundamental na realidade emergente pós-pandemia Covid-19.

Para a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “a formação disponibilizada pelo Turismo de Portugal é reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e inovação”. “O Turismo de Portugal soube adaptar-se, instigando continuamente os empresários e trabalhadores a reforçarem as suas competências durante este período de menor atividade. Passamos, agora, a estar num palco privilegiado para inspirar os outros a fazer o mesmo”, notou.

A responsável pela área da Formação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais, realça que “acima de tudo, este é um reconhecimento do trabalho exemplar que o Turismo de Portugal tem desenvolvido na área da formação em turismo e que já nos mereceu outras distinções, nomeadamente, com o projeto TTT – Tourism Trainning Talent“.

A formação online tem sido uma prioridade do Turismo de Portugal que, desde o início de 2020, já organizou um total de 628 ações de formação para mais de 66 mil participantes, e criou a Academia Digital, uma plataforma desenvolvida para fazer face à crescente procura por formação nesta área, que disponibiliza os cursos, workshops, seminários e serviços de formação à medida, das 12 Escolas do Turismo de Portugal.

Entre outras, foram ministradas 168 ações de Formação Executiva certificada online, com 7.624 participantes, 145 ações de formação Clean & Safe para 23.130 participantes, disponibilizada consultoria online a 359 empresas, e foram promovidas 256 ações BEST Live Online Training para 25.340 participantes.

Source URL: https://www.ambitur.pt/portugal-lidera-comite-de-formacao-online-em-turismo-da-omt/