Portugal lidera turismo residencial europeu

Um estudo, comissionado pela Associação Portuguesa de Resorts e cofinanciado pelo COMPETE 2020, atribui a Portugal e aos resorts portugueses o primeiro lugar numa avaliação de 26 empreendimentos de turismo residencial em nove países, segundo 54 critérios em 10 categorias.

Os critérios de avaliação foram agrupados em três categorias micro, nível dos projetos e empreendimentos, e 7 categorias macro, a nível do país. A cada critério foi atribuída uma ponderação que reflete a importância que um comprador/investidor tipicamente lhe atribui.

Ao nível dos empreendimentos, critérios das categorias micro, lideram os resorts portugueses com 34,6 pontos, seguidos dos da Turquia (33,2), Chipre (29,1) e Espanha (28,8). O produto nacional de turismo residencial destaca-se nas categorias “Oferta” – que inclui Características, Serviços, número e qualidade de Campos de Golfe, e Estado de Desenvolvimento –, “Procura” – especialmente os preços de venda apelativos e a variedade de nacionalidades dos compradores –, e “Acessibilidade e Popularidade” – que inclui critérios como proximidade do mar, distância de aeroportos e de centros urbanos.

Apesar da posição de liderança, também são identificados importantes desafios. Portugal não apresenta bons resultados nos indicadores Económicos e Demográficos, com um crescimento abaixo da média dos países estudados, e crescimento negativo da população de -0,2% anual entre 2006 e 2016, abaixo da média de +0,3%.

Por outro lado, Portugal é visto como sendo um mercado de preços baixos pelo que produtos de maior qualidade podem ser considerados caros dentro do próprio mercado, ainda que muito competitivos internacionalmente. Outros países mediterrâneos estão a dar grande prioridade a ofertas culturais, de natureza, bem-estar, etc., que Portugal está especialmente bem posicionado para desenvolver e que não pode deixar atrasar. Também se concluiu que, comparativamente aos seus principais concorrentes, Portugal tem uma presença ainda tímida nos grandes eventos internacionais de turismo residencial.

O trabalho de campo, realizado pela Savills International durante o segundo semestre de 2017, abrangeu a análise das tendências de oferta e procura, bem como as estratégias de marketing e vendas utilizadas a nível nacional, regional e de cada projeto. As fontes de informação utilizadas incluem serviços estatísticos, entrevistas diretas com associações, agentes e responsáveis de vendas e marketing nos respetivos países, entidades como a OCDE, Banco Mundial, FMI, World Economic Forum, e agências de estatísticas e rating globalmente reconhecidas como a Eurostat, S&P, Moody’s e Fitch.