Portugal marca presença na 42.ª edição da FITUR a partir de hoje

Portugal participa na 42.ª edição da FITUR, a maior feira de turismo do mercado espanhol e uma das mais importantes a nível mundial, que decorre entre hoje a 23 de janeiro, em Madrid.

Em 2022, num visível esforço coletivo de retoma, a participação nacional é consideravelmente mais expressiva em número de empresas do que no ano anterior, contando com a participação de 52 empresas, as sete regiões turísticas e o Turismo de Portugal.

O stand nacional, com uma área de 682 metros quadrados, foi concebido para proporcionar um grande impacto visual no espaço da feira, com destaque para os sete sóis que iluminam a cúpula do stand, numa alegoria às sete regiões, e um elemento decorativo que simula as ondas do oceano e que abraça as empresas portuguesas presentes. No seu conjunto é criada uma sensação de bem-estar no visitante e de boas condições de trabalho para os profissionais, respeitando os protocolos de segurança e apostando na utilização de materiais sustentáveis, como a cortiça.

Por ocasião da FITUR será apresentado ao mercado espanhol o projeto “Viagem a Portugal Revisited” que, no âmbito das comemorações do Centenário de Saramago e com a curadoria do escritor José Luís Peixoto, propõe a revisitação aos itinerários da obra do autor e convida escritores contemporâneos a inspirarem-se nesses locais. Nessa mesma ocasião será também revelado o nome do escritor espanhol que participa no projeto. “Viagem a Portugal Revisited” resulta da parceria entre o Turismo de Portugal e a Fundação José Saramago e será uma das âncoras de promoção do Turismo Literário em 2022.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, deslocam-se à FITUR onde, para além da visita ao stand de Portugal, reunirão com as empresas e o trade e manterão contacto com os principais players do mercado.

Rita Marques salienta que “a presença do Turismo de Portugal na 42.ª edição da FITUR tem como principal objetivo reativar os fluxos turísticos espanhóis e colmatar a quebra de turismo provocada pela crise pandémica”. Acrescenta ainda que “a relação de proximidade com a Espanha é claramente uma oportunidade e, os espanhóis que façam férias em Portugal, terão a possibilidade de descobrir um país diferente, inovador, com muitos atrativos e que se encontra quase ao virar da esquina. Por tudo isso, o mercado espanhol é uma das grandes apostas em 2022″.

Apesar do contexto pandémico e da redução dos níveis da procura internacional, em 2020 Espanha posicionou-se como o 1.º mercado turístico para Portugal aferido pelo indicador hóspedes, com registo de 763,4 mil hóspedes que geraram 1.686 mil dormidas (3º neste indicador). Em 2021 a tendência mantém-se: de acordo com os últimos números disponíveis – referentes a novembro de 2021 – o número de hóspedes foi de 1.058,9 mil (mais 35,7% que em novembro de 2020) e as dormidas ascenderam a 2.444,5 mil, um valor 41,7 % superior ao verificado em novembro de 2020.

Aproveitando a presença na FITUR e dada a estreita ligação ao mercado espanhol e, por conseguinte, aos mercados da América Latina, e todo o trabalho relevante que Portugal tem vindo a desenvolver nestas geografias, a Secretária de Estado do Turismo será distinguida com a Medalha da Internacionalização, durante a XXV Conferência Iberoamericana de Ministros e Empresários do Turismo (CIMET), que se realiza na véspera da FITUR, no Auditório do IFEMA Madrid.