Portugal na WTM com número recorde de empresas

Portugal marca presença na World Travel Market (WTM), a maior feira britânica de turismo e uma das mais importantes a nível mundial, que se realiza desde esta segunda-feira, dia 7, e termina hoje, 9 de novembro, em Londres. A participação nacional, a maior de sempre nesta feira, é coordenada pelo Turismo de Portugal e integra 92 empresas e as sete Agências Regionais de Promoção Turística (Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores), que ocupam um stand de 814 metros quadrados dedicado à promoção do destino.

Na deslocação ao World Travel Market, a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, mantiveram uma agenda de contactos com entidades internacionais ligadas ao setor, desde associações empresariais a companhias aéreas, e também representantes do trade e dos destinos nacionais.

Na sequência dos contactos mantidos, Rita Marques, mostrou-se “razoavelmente otimista com os resultados previsíveis para 2022 e a perspetiva das reservas e da procura para Portugal em 2023, sem, contudo, deixar de sublinhar a conjuntura incerta em que vivemos e da qual tudo dependerá”. Acrescentou ainda que “Portugal, apesar de toda essa conjuntura, goza de uma imagem e uma notoriedade assinaláveis nos mercados externos e em concreto no Reino Unido, o que naturalmente nos orgulha e nos coloca em melhor posição para disputar a procura externa.”

A presença na WTM vem complementar um conjunto de ações promocionais que estão a ser desenvolvidas neste mercado, um dos principais emissores de turistas para Portugal, responsável por 1,4 milhões de hóspedes, 6,1 milhões de dormidas e 2,25 mil milhões de euros em receitas entre janeiro e agosto de 2022, valores já muito próximos dos verificados em 2019 (pré-pandemia), com as receitas a serem mesmo superiores em 0,4%.

Com vista à consolidação da retoma da atividade e dos fluxos turísticos provenientes do Reino Unido, as ações previstas para os próximos meses concentram-se, nomeadamente, em ações de comunicação como é caso da Campanha de Publicidade #TimeToBe, exclusiva em meios digitais e ações específicas de Relações Públicas dirigidas a opinion makers e a imprensa especializada. Complementarmente, manter-se-á a aposta no trade marketing, com iniciativas destinadas a operadores turísticos e companhias aéreas britânicas, bem como a promoção dos nossos principais produtos turísticos, e outros que contribuem para uma boa diversificação da carteira de experiências turísticas, entre os quais o Enoturismo, Gastronomia, Turismo Literário, Surf ou Festivais.

A promoção internacional do destino Portugal, em linha com o Plano Reativar Turismo | Construir Futuro, prossegue, assim, o objetivo inscrito na Estratégia Turismo 2027 de ultrapassar os 27 MM€ de receitas turísticas em 2027, de uma forma sustentável, gerando riqueza e bem-estar, em todo o território, ao longo de todo o ano e apostando na diversificação de mercados e segmentos.