Turismo cresce em Portugal que “quer ter sempre mais turistas”

A secretária de Estado do Turismo garantiu hoje que “estamos longíssimo da sobrecarga”. “Temos situações pontuais que estão a ser dirimidas”, referiu Ana Mendes Godinho durante o 29.º Congresso da Associação da Hotelaria de Portugal, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Ana Mendes Godinho pede que se combata a ideia de que existem crescimentos descontrolados, defendendo que Portugal é um “país aberto que quer ter sempre mais turistas”. “Saibamos aprender com os outros”, prossegue, gerindo e antecipando possíveis sobrecargas, ao invés de “estarmos a chorar sobre problemas que ainda não temos”. A governante lembra que, há cerca de um mês, foi lançada a Plataforma para o Crescimento Sustentável, que visa discutir novas propostas de afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentado no país.

Para a secretária de Estado do Turismo começa a ser evidente, até em termos de repercusão internacional, que “Portugal devia ser usado como um exemplo de como o turismo consegue mudar uma rota de crescimento” e, ao mesmo tempo, “ser um motor de crescimento do emprego e de dinamização regional”. Mostrar que Portugal é, “num primeiro momento, para visitar, num segundo para descobrir mais e num terceiro para viver”.

A mesma opinião é partilhada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, que recusa a ideia de que o país tenha turistas a mais. Augusto Santos Silva reconhece “a boa conjuntura que o turismo português experimenta hoje”, não vendo nenhuma razão para que “o turismo – a nossa atividade exportadora por excelência – não use em seu favor esta ponta de lança que o país tem”.