Portugal recebe cada vez mais visitantes de mochila às costas

Viajar de mochila às costas é uma tendência que tem aumentado nos últimos anos, sobretudo nas gerações mais jovens. Em Portugal isso não é exceção e o país consta mesmo na lista da Hostelworld dos 20 países que mais receberam “backpackers” em 2016.

Segundo a os dados apresentados, Portugal mantém o 12º lugar nesta “lista dourada de destinos mais visitados por jovens viajantes”, enquanto que a capital Lisboa, que registou um crescimento de 6% na procura de hostels, manteve a 12ª posição das cidades mais visitadas do Mundo.

Lisboa (em 12º) e a cidade do Porto (em 35º) são os dois destinos com maior destaque em Portugal, atraindo “backpackers” de todo o mundo, também conhecidos como mochileiros. Relativamente aos aos países de origem deste visitantes, destaque para os alemães, americanos, australianos, canadianos e franceses, como os que mais reservas efetuaram em hostels no nosso país durante o útlimo ano.

Lagos, no Algarve – que entrou o ano passado pela primeira vez no top 100 – melhorou este ano três posições e ocupa agora o lugar 92º no ranking de cidades mais visitadas por mochileiros. A cidade algarvia fica à frente de destinos como Glasgow, Montreal, Cidade do México, Toronto ou Bruges.

Os dados do Hostelworld fornecem ainda pistas para aqueles que parecem ser os “destinos emergentes” de 2017. Os Emirados Árabes Unidos ocupam o topo deste ranking com as reservas de hostels neste país a crescer 80% em relação a 2015; Myanmar ocupa a segunda posição com um crescimento de 62%. A fechar o pódio, consta o ainda desconhecido Quirguistão que viu as reservas de hostels crescerem 52% durante o ano anterior.

“Ano após ano vemos os jovens viajantes a decidirem mais cedo os destinos que querem visitar. 2017 não será diferente com os Emirados Árabes Unidos, Myanmar e o Quiriguistão a despertarem cada vez mais o interesse de jovens aventureiros. Os ‘backpackers’ são os viajantes mais ousados e desejam experiências reais, espontâneas e autênticas com outros viajantes de mente aberta. Estamos ansiosos para ver o que o novo ano irá trazer”, afirma o diretor de marketing do Hostelworld, Otto Rosenberger.