Portugal tem que assumir um posicionamento estratégico no turismo

Mais do que se revelar“um bom ano turístico”, em 2013 Portugal tem que assumir o turismo como um posicionamento estratégico “para que o lugar que está a ganhar, não seja fruto de uma circunstância e de uma conjuntura”. Para Cristina Siza Vieira, presidente da direcção executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) “ninguém está a ignorar” os bons resultados do primeiro semestre do ano, no entanto o que importa com estes factos é “aproveitar aquilo que é o momento”. “Neste momento há um posicionamento estratégico que Portugal tem de assumir, para o lugar que está a ganhar, não seja fruto de uma circunstância e de uma conjuntura”. A responsável ressalva que apesar da taxa de ocupação dos empreendimentos turísticos ter variações positivas, o resultado para a hotelaria do primeiro semestre, particularmente em termos de receita, é“modesto”. “Ainda estamos muito aquém daquilo que a hotelaria portuguesa pode fazer. Melhorámos o indicador das taxas de ocupação e por aí melhorámos o indicador do RevPAr”,informa Cristina Siza Vieira. A executiva da AHP evidencia, ainda, que apesar dos bons resultados que o Algarve e a Madeira registaram este Verão, nos meses de Junho e Julho, ainda assim a taxa de ocupação média a nível nacional é de 53%. “Isto revela bem que temos 47% de desocupação. Temos de ver o copo meio cheio,mas também menos vazio”, concluiu.