Bernardo Trindade, administrador do Grupo PortoBay, participou na cimeira “Os Nossos Campeões” dedicada ao turismo (organizada pelo Novo Banco e a SIC Notícias), durante a qual frisou que a pandemia de Covid-19 é um desafio “enorme” para toda a economia mas em especial para o turismo, que demorará “mais tempo a recuperar” pois depende da “liberdade de circulação” e do que “venha a acontecer no mundo da aviação”.
Segundo o próprio, “o nosso ADN é abrir hotéis e não fechá-los” pelo que o Grupo PortoBay teve de se adaptar a uma nova realidade. “Estamos paulatinamente a regressar, primeiro em ambientes mais de leisure no Algarve e depois muito rapidamente em julho vamos reabrir os restantes hotéis”, afirma Bernardo Trindade.
Durante o período de confinamento, o PortoBay aproveitou para “dar muita formação aos nossos colaboradores” e teve de “adotar um conjunto de práticas muito adequadas aos novos tempos”, como o acrílico na receção, comunicação via digital, fim do buffet, entre outros. O Grupo oferece também um kit com máscara e “toda a componente de desinfeção” a todos os seus clientes. O administrador reflete que “vai ser uma aprendizagem muito grande”.
A grande questão para Bernardo Trindade é como é que a partir de um manual de procedimentos relativamente “rígido” se pode, na prática, “substanciar um compromisso entre o consumidor e o prestador de serviços” porque só assim “o desafio será cumprido”.
Para o responsável, “Portugal tem um bom track record não só da abordagem à pandemia mas de uma ‘constelação’ de serviços” em turismo e hotelaria e a boa imagem internacional que tem agora é “reflexo de uma mensagem de união em função daquilo que era uma preocupação sanitária do país e que se conseguiu efetivamente passar”. No fundo, “preparámos-nos bem” e “estamos otimistas”, declara.