Portugal vai reabrir ao turismo britânico a partir de 17 de maio

Precisamente no mesmo dia em que o Reino Unido deu luz verde para a retoma das viagens, dia 17 de maio, Portugal vai abrir de novo as suas portas aos turistas britânicos, combinando a solicitação do certificado de vacinação e do teste de Covid-19. Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, numa entrevista à BBC, explica que “os turistas britânicos poderão apresentar às autoridades portuguesas um certificado que confirme que estão vacinados contra o coronavírus, ou que tenham um teste negativo”.

Quando questionada sobre se os planos para que os britânicos possam viajar para a União Europeia estariam sustentados em acordos bilaterais com os Estados Membros, a responsável da pasta do Turismo português afirmou que “a Comissão adotou uma espécie de proposta gémea para abordar os certificados verdes digitais em outros países como o Reino Unido. O processo deve ser simples para os turistas britânicos que contem com um certificado válido”.

No caso de os turistas britânicos ainda não terem sido vacinados, Rita Marques informou que um dos “princípios básicos” adotados no país é que “não se pode excluir ninguém, incluindo os que não foram vacinados”. E explica: “a ideia para quem não tiver sido vacinado é permitir que entrem e passem as suas férias aqui em Portugal se apresentarem um teste negativo ou tiverem um certificado de imunização, o que pressupõe que tiveram contacto com o vírus antes e recuperaram”.