Portugal Ventures investe mais de 2 milhões de euros em duas startups de Turismo

A Portugal Ventures reforça o seu portfólio no setor do turismo, investindo na Great Hotels of the World e na Live Electric Tours. Já a partir de outubro, a Portugal Ventures chama o ecossistema nacional empreendedor a apresentar projetos turísticos, alargando o âmbito da sua atuação a oportunidades de investimento em projetos não tecnológicos.

Great Hotels of the World

A Great Hotels of the World (GHOTW), com presença em 16 países através de uma rede de 61 hotéis associados, vai relançar a marca em todo o mundo. A GHOTW, que é uma marca especializada nos vários segmentos hoteleiros, nomeadamente no MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), estará muito focada em trabalhar o segmento Bleisure (Business e Leisure). Com o investimento da Portugal Ventures, a GHOTW deslocará a sede de Londres para Portugal, alavancando as reconhecidas vantagens do nosso país em termos de recursos humanos, infraestruturas e parceiros tecnológicos de ponta e know-how no ramo turístico e hoteleiro. A marca pretende potenciar as receitas dos associados que integram a rede independente Great Hotels of the World e angariar unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas com infraestruturas para negócios e conferências, SPA ou wellness.

Pedro Colaço, CEO da GHOTW, afirma que: “O hoteleiro independente quer manter a identidade e personalidade únicas do seu hotel, mas precisa de acesso a distribuição, vendas e marketing internacional para concorrer com as grandes marcas hoteleiras. A Great Hotels of the World oferece uma marca reconhecida, tecnologia de ponta e serviços customizados consoante as necessidades do hotel. O investimento da Portugal Ventures irá permitir o reforço da equipa em Lisboa e a expansão da marca em termos de serviços e destinos.”

Live Electric Tours

A Live Electric Tours é uma startup que aposta numa nova forma de visitar as cidades, através da experiência de self drive com viaturas 100% elétricas. Os tours são programados com rotas customizadas, permitindo Live Streaming, que é atualmente uma das novidades tecnológicas no turismo a nível mundial. As viaturas estão equipadas com free-wifi, GPS Audio Guide, Free Hotspot e uma câmara Live HD que permite transmitir toda a experiência em direto para as redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram, entre outras).

O mercado alvo são os turistas provenientes do Brasil, Reino Unido, França e EUA que representam cerca de 1.618 milhares de turistas que visitam a cidade de Lisboa. O investimento da Portugal Ventures vai permitir aumentar a frota de 5 para 16 viaturas, para conseguirem dar resposta à solicitação do serviço por grandes grupos empresariais e DMCs mas vai permitir também expandir a operação para o Porto e para outras cidades portuguesas no interior do país. O objetivo desta estratégia é contribuir para a descentralização da oferta de atividades turísticas para fora dos grandes centros urbanos, apostando em melhorar a experiência do turista que visita cada vez mais estas zonas.

Djalmo Gomes, CEO da Live Electric Tours afirma que o investimento da Portugal Ventures “é muito importante nesta fase da nossa empresa, uma vez que vai permitir atingir os objetivos que definimos quando lançamos este projeto. Queremos ser uma alternativa para as empresas de DMC que fazem atividades com turistas em Portugal, e para isso é fundamental conseguirmos aumentar o nosso stock de viaturas elétricas”.

Pedro de Mello Breyner, Executive Board Member da Portugal Ventures, com o pelouro do Turismo, sustenta que “estes dois investimentos concretizam uma nova fase da Portugal Ventures no investimento em projetos de turismo que não sejam necessáriamente de base tecnológica, que tragam para o mercado produtos e serviços inovadores, com valor acrescentado para a experiência do turista e alinhados com a Estratégia Turismo 2027”.

Miguel Barbosa, director da unidade de investimento de Turismo da Portugal Ventures reforça o empenho da equipa para apoiar e acompanhar estes novos projetos, “esperando que contribuam para estimular outros empreendedores, nacionais e estrangeiros, a escolherem Portugal como base para desenvolver e expandir os seus projetos, aproveitando o ambiente extremamente favorável e positivo que o setor do turismo atravessa no nosso país”.