Portugal Ventures reforça portefólio com entrada de 26 novas startups na área do turismo

Portugal Ventures reforça portefólio com entrada de 26 novas startups na área do turismo

Categoria Business, Empresas

A Portugal Ventures acaba de anunciar a entrada de mais 43 novas startups no seu portefólio, das quais 26 são da área do turismo. Estes investimentos reforçam a posição da Portugal Ventures como entidade estrutural no apoio ao empreendedorismo, alinhando as necessidades de capitalização das empresas portuguesas com as prioridades estratégicas do Governo no apoio à economia nacional, refere, em comunicado.

Lançada em maio de 2020, a Call INNOV-ID, que recebeu 117 candidaturas, permitiu investir em 40 empresas, em fase Pre-Seed, cujas soluções de âmbito científico e tecnológico, se destacam pelo seu impacto na descarbonização e circularidade da economia, na sustentabilidade e simplificação de processos, e na eficiência energética. Estes investimentos correspondem a um montante total de quatro milhões de euros.

Já em pipeline para investimento no final de 2020, estavam mais três investimentos em fase Seed, já com tração no mercado: dois projetos resultantes da 3ª Edição da Call Tourism (encerrada em janeiro de 2021) – Hostels Hub e Merytu – e um projeto na área de Engenharia & Indústria resultante da Operação Follow-ons – Cleanwatts. Estes investimentos correspondem a um montante total de 2,6 milhões de euros.

A Portugal Ventures investe na Hostels Hub, projeto que já estava a ser acompanhado pela equipa de Turismo da Portugal Ventures há mais de seis meses e cujo investimento irá intensificar o crescimento da Hostels Hub na Península Ibérica, que atualmente detém seis unidades de alojamento em Lisboa, em Peniche e na Ericeira. A Hostels Hub é atualmente uma das maiores cadeias de hostels nacionais e pretende desenvolver uma rede de diferentes unidades de alojamento, distribuídos na Península Ibérica, muito para além dos hostels.

A Merytu, criou uma inovadora app de recursos humanos para o setor hoteleiro e da restauração que liga os profissionais e as empresas, permitindo o crescimento profissional mediante o mérito com que desempenham as suas funções. Permite que as empresas no setor da hotelaria e restauração reforcem as suas equipas com profissionais qualificados pelo período que necessitem, num processo intuitivo e transparente. Esta solução automatiza matching de perfis, pagamentos, seguros e todos os processos burocráticos legais ou administrativos. Esta nova solução para empresas da hotelaria e restauração representa eficiência de custos, de tempo gasto nos processos e uma seleção criteriosa por desempenho do profissional. Já para os profissionais destes ramos, a merytu possibilita aliar a tecnologia na gestão da sua carreira, com ganhos acima da média e possibilidades de evolução. A startup conta já com parceiros como o Santander, a Tranquilidade e a Magnifinance.

A Portugal Ventures inicia, assim, o ano de 2021, gerindo um portefólio de mais de 130 startups, somando 43 empresas na área de Digital, 49 em Engenharia & Indústria, 20 com soluções na área das Ciências da Vida e 26 na área do Turismo.

Para Rui Ferreira, vice-presidente da Portugal Ventures, “a entrada destas 43 novas startups no portefólio reflete o esforço de investimento feito em 2020, com vista a apoiar, num contexto adverso de pandemia, empresas com grande potencial de crescimento internacional, muitas delas com soluções assentes em I&D e com impacto real em setores estruturantes para a economia portuguesa, como a saúde, a biotecnologia, as tecnologias de informação, o turismo e a energia. Com estas operações, a Portugal Ventures reforça, de forma relevante, o seu papel na dinamização do ecossistema empreendedor português.”