Portugal Ventures reforça portefólio com entrada de 26 novas startups na área do turismo

A Portugal Ventures acaba de anunciar a entrada de mais 43 novas startups no seu portefólio, das quais 26 são da área do turismo. Estes investimentos reforçam a posição da Portugal Ventures como entidade estrutural no apoio ao empreendedorismo, alinhando as necessidades de capitalização das empresas portuguesas com as prioridades estratégicas do Governo no apoio à economia nacional, refere, em comunicado.

Lançada em maio de 2020, a Call INNOV-ID, que recebeu 117 candidaturas, permitiu investir em 40 empresas, em fase Pre-Seed, cujas soluções de âmbito científico e tecnológico, se destacam pelo seu impacto na descarbonização e circularidade da economia, na sustentabilidade e simplificação de processos, e na eficiência energética. Estes investimentos correspondem a um montante total de quatro milhões de euros.

Já em pipeline para investimento no final de 2020, estavam mais três investimentos em fase Seed, já com tração no mercado: dois projetos resultantes da 3ª Edição da Call Tourism (encerrada em janeiro de 2021) – Hostels Hub e Merytu – e um projeto na área de Engenharia & Indústria resultante da Operação Follow-ons – Cleanwatts. Estes investimentos correspondem a um montante total de 2,6 milhões de euros.

A Portugal Ventures investe na Hostels Hub, projeto que já estava a ser acompanhado pela equipa de Turismo da Portugal Ventures há mais de seis meses e cujo investimento irá intensificar o crescimento da Hostels Hub na Península Ibérica, que atualmente detém seis unidades de alojamento em Lisboa, em Peniche e na Ericeira. A Hostels Hub é atualmente uma das maiores cadeias de hostels nacionais e pretende desenvolver uma rede de diferentes unidades de alojamento, distribuídos na Península Ibérica, muito para além dos hostels.

A Merytu, criou uma inovadora app de recursos humanos para o setor hoteleiro e da restauração que liga os profissionais e as empresas, permitindo o crescimento profissional mediante o mérito com que desempenham as suas funções. Permite que as empresas no setor da hotelaria e restauração reforcem as suas equipas com profissionais qualificados pelo período que necessitem, num processo intuitivo e transparente. Esta solução automatiza matching de perfis, pagamentos, seguros e todos os processos burocráticos legais ou administrativos. Esta nova solução para empresas da hotelaria e restauração representa eficiência de custos, de tempo gasto nos processos e uma seleção criteriosa por desempenho do profissional. Já para os profissionais destes ramos, a merytu possibilita aliar a tecnologia na gestão da sua carreira, com ganhos acima da média e possibilidades de evolução. A startup conta já com parceiros como o Santander, a Tranquilidade e a Magnifinance.

A Portugal Ventures inicia, assim, o ano de 2021, gerindo um portefólio de mais de 130 startups, somando 43 empresas na área de Digital, 49 em Engenharia & Indústria, 20 com soluções na área das Ciências da Vida e 26 na área do Turismo.

Para Rui Ferreira, vice-presidente da Portugal Ventures, “a entrada destas 43 novas startups no portefólio reflete o esforço de investimento feito em 2020, com vista a apoiar, num contexto adverso de pandemia, empresas com grande potencial de crescimento internacional, muitas delas com soluções assentes em I&D e com impacto real em setores estruturantes para a economia portuguesa, como a saúde, a biotecnologia, as tecnologias de informação, o turismo e a energia. Com estas operações, a Portugal Ventures reforça, de forma relevante, o seu papel na dinamização do ecossistema empreendedor português.”