Portugueses estão entre os viajantes que mais amigos fazem em viagens

Os portugueses estão entre os que viajantes que mais amigos fazem em viagens e nas redes sociais – 61% afirma já ter feito amigos durante as viagens e 49% afirma contactar amigos durante as suas viagens. Estas são algumas das conclusões do  inquérito “Viagens e redes sociais: dois pilares da amizade em 2015”  levado a cabo pela Mercure em parceria com o instituto TNS Sofres. Segundo a marca hoteleira, foram inquiridas cinco mil pessoas em treze países. O estudo lança uma nova luz sobre o conceito de amizade na era da Web 2.0 e das viagens.

O estudo demonstra a apetência cada vez maior para o uso das redes sociais no momento de organizar itinerários e para ouvir os residentes locais, antes de explorar uma parte do mundo de uma forma mais autêntica. 45% dos inquiridos contacta amigos de amigos nas redes sociais quando viaja à procura de conselhos úteis (49%), para ter um contacto local em caso de emergência (35%) ou ainda para ter com quem sair (30%). Os Australianos vão ainda mais longe: entram em contacto com amigos de amigos para saber se podem ficar alojados em casa deles durante a sua estadia (35%).

De férias, a grande maioria (77%) continua conectada aos amigos através das redes sociais. Hoje em dia, viajar confere estatuto social e as pessoas partilham as suas descobertas com os seus amigos que não têm oportunidade de viajar. Os postais estão pela hora da morte: estamos na era das Long Live Photos e dos posts.

Segundo o comunicado, o estudo revela ainda que quase metade (48%) dos portugueses têm amigos virtuais que nunca conheceram “na vida real”. Os Chineses são os maiores “recrutadores” de amizades na web (72%), enquanto que os Franceses são os últimos da lista com apenas 26% a fazem amizades deste modo. Os homens são os que fazem mais encontros virtuais, especialmente em França, Itália e Austrália.