Portugueses fazem cada vez mais férias no estrangeiro

Os portugueses estão cada vez mais a escolher o estrangeiro como destino de férias. De acordo com o TGI, o estudo da Marktest que analisa o comportamento e os consumos dos portugueses, o número de pessoas que tem viajado de avião em lazer não para de aumentar desde 2013. Ou seja, há três anos, apenas 15% dos portugueses se deslocaram ao estrangeiro. Um número que subiu para os 17,5%, em 2014, e 18,5%, em 2015.

Dos destinos escolhidos, Espanha e França continuam a ser os preferidos, com 19% dos entrevistados a escolher estes dois países europeus, seguidos de Inglaterra e Irlanda (16%). Destaque para os Açores que com a entrada dos low-cost, em 2015, também tem vindo a ser bastante mais procurado (10% em 2015, face a 7% em 2014).

As companhias aéreas low-cost, como a EasyJet e a Ryanair, são aliás as mais procuradas pelos portugueses, que têm como principal fator de decisão o preço da passagem. Enquanto 3,4% dos entrevistados diz escolher estas companhias de aviação, apenas 1,2% prefere a TAP e a SATA.

Mas, embora as viagens ao estrangeiro estejam a ganhar mais adeptos (48% em 2015, face a 45% em 2014), a praia continua no topo da preferência no que toca ao tipo de férias que os portugueses mais gostam, ao contrário das viagens de cruzeiros que tem vindo a manter-se nos 1,5%.

No que diz respeito ao tipo de alojamento escolhido para as férias, a opção com mais adesão é o Hotel ou Aparthotel, de acordo com 45% dos entrevistados (face a 40,4%, em 2014), seguido da casa de familiares ou amigos (29%), casa alugada (21%), habitação própria (15%) e campismo (10%). Nota para o facto de 58% dos entrevistados ter gozado férias na sua residência habitual.

Os dados e análises apresentados fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios. Os dados da primeira vaga 2016 deste estudo serão lançados já no final de julho.