Portugueses lançam portal para vender experiências turísticas em Macau

Dois portugueses lançaram um portal para vender experiências de lazer em Macau, com os olhos postos no mercado chinês, que representa a maioria dos quase 31 milhões de turistas que a cidade recebe anualmente, avança a Lusa.

Desde sexta-feira quem deseje visitar Macau pode adquirir, através do portal “Follow Me Macau”, atividades que abrangem tanto experiências gastronómicas, como culturais, desportivas, de aventura ou mesmo de beleza e relaxamento. “É uma plataforma que agrupa todas as experiências de entretenimento e lazer em Macau. Vai daquelas mainstream, desde o [espetáculo] House of Dancing Water ou o salto da Torre de Macau, a outras, que podem ser um jogo de ténis, um biking tour ou um hiking em Coloane”, explicou à Lusa o fundador da start-up, Marco Duarte Rizzolio.

Segundo o empresários, as atividades podem ainda abranger os casinos ou “experiências fornecidas por pequenas e médias empresas, como [atividades com] personal trainers ou, por exemplo, ioga”, O “Follow Me Macau” foi lançado na passada sexta-feira durante a Feira Internacional de Macau e inspirou-se em projetos como o “A Vida é Bela” ou “Odisseias”. A diferença é que estes produtos apenas podem ser adquiridos online, disse Rizzolio.

Atualmente há 60 experiências à venda. “Mas nos próximos meses vamos chegar rapidamente a mais de 100”, sublinhou, já que estão a ser ultimados contratos com várias grandes empresas, nomeadamente operadoras de jogo. Entre as “top experiencies” estão uma refeição no restaurante giratório da Torre de Macau, um passeio num junco, um bootcamp urbano, uma viagem de limusine ou num iate, ou paintball, entre outras.

O portal está disponível em inglês e em chinês tradicional e simplificado. Segundo Rizzolio, o público-alvo são os turistas chineses, já que representam a maioria do grande mercado turístico de Macau. “Se juntarmos Macau e Hong Kong temos aqui o maior hub de visitantes do mundo. É um mercado muito grande, considerando os 30 quilómetros quadrados deste território”, apontou.

Além do potencial numérico, Rizzolio salientou também o facto de os chineses terem uma nova geração que “está sempre conectada à Internet” e é adepta das compras online. Com o aumento gradual do poder de compra dos chineses, estes estão também a investir cada vez mais em lazer e entretenimento, destacou. Atualmente, o “Follow Me Macau” conta com quatro funcionários, três em Macau e um em Xangai (leste da China). A expansão do conceito para outros países, como o Brasil, é uma possibilidade, mas “numa segunda fase”. “Agora queremos é sobreviver”, disso.