Um estudo do InterContinental Hotels Group (IHG) revela que, apesar de horas de pesquisa, os viajantes portugueses não sabem onde encontrar o melhor preço nas reservas de hotel.
O IHG revela que os viajantes portugueses estão em dúvida quando reservam hotéis, e que ainda estão confusos sobre como funcionam os sites de comparação de preços. Segundo a pesquisa, o preço é o fator mais importante na escolha de um hotel (52%), seguido pela localização ou serviços. No entanto, apesar de os consumidores portugueses pretenderem pesquisar na internet durante várias horas para encontrar o melhor preço, especialmente quando procuram hotéis (87%), mais de três quartos dos viajantes portugueses (76%) tendem a procurar os melhores preços nos sites de comparação de preços, dos quais 70% acreditam que esses sites mostram todas as opções.
Atualmente, apenas 16% dos consumidores portugueses mais experientes procuram o melhor preço diretamente com o hotel, o que é, aliás, o melhor preço possível. No entanto, 77% dos entrevistados disseram que parariam de usar comparações de preços online se soubessem que pagariam um preço mais elevado do que a reservando diretamente no hotel.
Bárbara Barroso, especialista em finanças pessoais, afirma que: “A crise financeira tornou as famílias mais conscientes quando se trata de tomar decisões de consumo. Hoje em dia, eles comparam mais os preços, procuram promoções e melhores ofertas. Quando se trata de lazer, é normal que as famílias queiram encontrar o melhor preço possível, até porque as poupanças que podem obter, por exemplo, da reserva do hotel, podem ser canalizadas para outras coisas, como gastar enquanto estão de férias”, lê-se no comunicado da IHG.