O RentalReady concluiu que os portugueses estão no top 3 dos hóspedes mais exigentes e críticos das suas estadias em alojamentos e casas de férias. Nesta análise foram comparados os níveis de satisfação dos hóspedes em diversos parâmetros, desde a limpeza ao processo de check-in, passando pela localização ou a relação qualidade-preço.
Nos três casos das nacionalidades que frequentemente dão classificações mais baixas – espanhóis, italianos e portugueses – a limpeza e a relação qualidade-preço foram os aspetos que mais desapontam os hóspedes mais exigentes e que, por isso, merecem pontuações piores.
No top 10 dos hóspedes que mais reservaram estadias no portfólio internacional do RentalReady, os espanhóis surgem como a nacionalidades que atribui piores avaliações, sendo os hóspedes que mais frequentemente avaliam experiências com 1 estrela (3%) e menos com 5 (48%).
Mas há mais curiosidades na atribuição de classificações: os italianos são os que dão mais vezes uma avaliação intermédia de 3 estrelas (4%), e os hóspedes neerlandeses parecem evitar avaliações extremas, com uma das mais baixas percentagens de 1 (1%) e de 5 estrelas (49%), sendo os hóspedes que mais vezes avaliam estadias com 4 estrelas (37%).
Os norte-americanos surgem como os mais satisfeitos e também como os mais generosos nas avaliações, dado que 68% destes hóspedes deixa uma classificação de 5 estrelas, distanciando-se, assim, de britânicos e brasileiros, que completam o pódio, ambos a dar a classificação máxima em 64% das ocasiões.
Entre os países que atribuíram melhores avaliações, os fatores que mais valorizam e melhor classificam são o processo de check-in, a localização da propriedade, a comunicação e a coerência e transparência da informação.
Os portugueses, apesar de darem até mais avaliações de 5 estrelas, ocupam o último lugar no pódio dos hóspedes mais críticos nos seus comentários, seguindo muito próximos de italianos e dos espanhóis.
“Entender como as diferentes nacionalidades avaliam as suas experiências é crucial para a nossa indústria,”, explica Joe Siart, Managing Director do RentalReady. “Estes números mostram que, por exemplo, os hóspedes portugueses prestam muita atenção ao detalhe. E essa perceção permite aos nossos gestores de propriedades, que operam nos mercados preferidos pelos portugueses, trabalhem para responder às expectativas, podendo assim melhorar o serviço”.
Aliás, a diferença entre os vários países aparenta ser mínima, mas esses pontos percentuais fazem toda a diferença e têm um impacto enorme no negócio dos alojamentos.
Como explica o Managing Director do RentalReady, “uma propriedade pode acumular uma esmagadora maioria de avaliações de 5 estrelas, mas as plataformas exigem excelência contínua. Uma quebra repentina de avaliação, como dois comentários de 3 estrelas, ou até 4, se falarmos de períodos de época baixa e com menos reservas, podem ser motivo para que um anúncio seja bloqueado e saia do ar, impedindo o alojamento de ser novamente reservado”.