Portugueses preferem destinos nacionais para as férias de verão 2018

Portugueses preferem destinos nacionais para as férias de verão 2018

As primeiras quatro escolhas durante julho e agosto 2018, são as grandes cidades do continente e das ilhas. O motor de procura de voos e hotéis, Jetcost, fez uma análise regular através da sua web e obteve resultados muito fiáveis tratando-se de dados reais e não de sondagens.

Segundo estes dados, mais de 77% dos portugueses preferiu viajar no interior do país durante os meses de julho e agosto 2018. Face a estes resultados, não é de estranhar que cinco cidades portuguesas (Lisboa, Porto, Faro, Madeira e São Miguel) estejam entre as dez mais procuradas, ocupando 4 delas os primeiros lugares.

Nos dez primeiros lugares, além das cidades portuguesas já mencionadas, também encontramos Paris (5ª) e Londres (6ª), as duas grandes urbes europeias, que também são habitualmente as mais procuradas e visitadas pelos turistas de qualquer país, por razões diversas. As duas principais cidades espanholas também estão entre as mais procuradas, Barcelona (9ª) e Madrid (10ª), que são as que têm, entre outras coisas, as melhores ligações aéreas com as cidades lusas.

Entre as 20 cidades mais procuradas encontramos , Amesterdão (12ª), Roma (13ª), Genebra (14ª) e Luxemburgo (15ª), que são sem dúvida algumas das grandes cidades europeias que têm uma maior vida cultural. Por último, deve-se destacar que os destinos mais procurados e que estão mais longe, são os de Brasil, seja porque alguns emigrantes voltam para visitar a sua família ou porque são destinos de férias exóticos para os portugueses e onde se fala o mesmo idioma, como São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro ou Recife.

De acordo com um dos responsáveis da Jetcost, “parece que este verão de 2018 os portugueses se animaram mais a ir de férias, embora os destinos domésticos continuem a ser os preferidos além das cidades mais próximas, sem se animarem para destinos mais longínquos. Quatro dos destinos portugueses estão colocados entre as cinco primeiras posições nas suas procuras e destacam-se as duas grandes urbes de Portugal continental e entre os destinos de praia como Faro, Ilha da Madeira e de São Miguel. Também tem alguma lógica que entre os destinos mais distantes se destaquem aqueles que foram antigas colónias portuguesas e onde o idioma é comum: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Cabo Verde”.