Posicionar Portugal como um dos destinos mais competitivos e sustentáveis do mundo

O ISQ organiza, a 9 de setembro com o apoio do Turismo de Portugal, um debate nacional sobre a sustentabilidade no setor do turismo. Este evento, que tem lugar na Estufa Fria, em Lisboa, visa apresentar soluções de eficiência ambiental e energética para posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do Mundo.

Sob o mote Towards a Sustainable Tourism Industry, “vamos apresentar soluções concretas de sustentabilidade para o setor do turismo, de forma a que esta indústria esteja na linha da frente das preocupações com o desenvolvimento sustentável e com novos procedimentos nos modelos de negócio e nas operações”, frisa Pedro Matias, presidente do ISQ.

Para tal, “contamos com a presença de diversos players da indústria do turismo nacional e internacional que irão partilhar casos de sucesso e com as soluções de eficiência energética, ambiental e monitorização ambiental do Grupo ISQ e de empresas nossas participadas como a DBWave ou a Sondar”. Pretende-se que o debate “aponte soluções que permitam o cumprimento dos indicadores relacionados com a sustentabilidade ambiental e energética, alinhados com a Estratégia Turismo 2027”, complementa o presidente do ISQ.

O evento contará com um espaço de exposição permanente de empresas decorrendo, em simultâneo, ao longo do dia, sessões temáticas sobre Eficiência Energética e Ambiental, Sustentabilidade Social, Instrumentos de Apoio Financeiro e Vantagem Competitiva da Certificação, sendo possível a intervenção do público com perguntas aos oradores.

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo destaca a este propósito que: “Afirmar Portugal como destino sustentável, inovador e competitivo, com base num território coeso e onde trabalho e talento são valorizados, é um propósito de todo o setor. Mas a sua concretização só tem vindo a ser possível com a incorporação que as empresas têm feito de soluções, métodos e ferramentas que tornem os seus processos mais eficientes do ponto de vista do uso dos recursos. E é precisamente este o objetivo da conferência: promover a partilha do conhecimento sobre boas práticas de sustentabilidade no turismo e, sobretudo, o encontro entre detentores de soluções relacionadas com sustentabilidade e empresas turísticas, potenciando a capacidade de adoção por parte destas últimas de práticas que, globalmente, contribuam para atingir os objetivos da Estratégia Turismo 2027”.

O ISQ possui soluções de sustentabilidade energética para o sector do turismo que podem ajudar no planeamento e na inovação da atividade turística, prestando serviço às empresas e às organizações. De entre eles, merecem destaque: o projeto EETUR – Eficiência Energética em Empreendimentos Turísticos da Região do Algarve – que tem vindo a promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico na área da eficiência energética e energias renováveis nos empreendimentos turísticos; o plano de eficiência energética implementado no Corinthia Hotel Lisbon – considerado o melhor projeto da Europa, pela utilização de soluções particulares de engenharia desenhadas à medida, que permitiram obter nos primeiros seis meses uma redução do consumo de energia superior a 25% (correspondente a 600.000 kWh e 290 toneladas de CO2); e, mais recentemente, o “Manual de Auditorias Energéticas na Indústria”, desenvolvido para a ADENE – que visa contribuir para a melhoria do desempenho energético do tecido industrial Português, a caminho da sustentabilidade ambiental e económica.

A participação no Towards a Sustainable Tourism Industry é gratuita, mas de inscrição obrigatória: www.sustainabletourismportugal.com