Pousada Vila de Óbidos – Casa Lidador abre a 1 de junho

Um ano após a inauguração da Pousada Vila de Óbidos, as Pousadas de Portugal anunciam a expansão do projeto com a abertura, no dia 1 de junho, daquela que foi a primeira experiência de pousada no país, agora designada Pousada Vila de Óbidos – Casa Lidador.

A nova unidade reforça a estratégia das Pousadas de Portugal que, atentas às tendências do mercado, procuram aproximar os hóspedes à autencidade e às referências do quotidiano da vila medieval e apostam numa maior flexibilidade do momento da estadia.

Situada dentro das muralhas, a Pousada Vila de Óbidos – Casa do Lidador caracteriza-se por uma atmosfera única e familiar, realçada pela simplicidade da decoração e pelo conforto dos seus 11 quartos. Disponibiliza ainda uma cozinha equipada, onde podem ser preparadas refeições com produtos locais para partilhar a dois, entre família ou trocar receitas com os outros hóspedes.

Dada a sua pequena dimensão, a nova unidade apresenta-se como uma opção ideal para quem procura a exclusividade do espaço, para desfrutar entre família ou amigos. Assim, tendo como ponto de partida para o momento do check-in a receção da Pousada do Castelo, permite a autonomia de todo o espaço. E ainda surpreende pela instalação de uma piscina exterior, exclusiva para usufruto dos hóspedes, rodeada pela bela paisagem emoldurada pelas muralhas da vila de Óbidos.

“A Casa Lidador resulta da aposta estratégica das Pousadas de Portugal num público-alvo que privilegia a localização, o conforto e a experiência autêntica da sua estadia, ao poder viver como um local num destino tão emblemático como Óbidos. Este é, simultaneamente, o mais histórico e o mais inovador espaço das Pousadas de Portugal em Óbidos: histórico, porque foi aqui que funcionou o protótipo das Pousadas de Portugal, em 1940, servindo de teste para o projeto de requalificação de pensões e hotéis em todo o país; e inovador, porque abre portas a um novo conceito de Pousada, com utilização mais independente por parte dos hóspedes.” explica o presidente das Pousadas de Portugal, Luís Castanheira Lopes.

Este novo projeto das Pousadas de Portugal recupera o edifício da primeira experiência de pousada no país, inaugurado em 1940, sendo um protótipo importante para as adaptações das unidades hoteleiras da época, quer ao nível de arquitetura e decoração mas também para a definição do nível de prestação do serviço. Designado à época como um “hotel pedagógico”, a Estalagem do Lidador representou o primeiro hotel de aplicação e o espaço onde se definiriam os valores do panorama do turismo nacional, precedendo à própria constituição oficial da rede Pousadas de Portugal.

Este lugar foi um projeto pioneiro e as Pousadas de Portugal prosseguem a sua missão na recuperação de património classificado e reconversão de um produto turístico de qualidade e diferenciado, apresentando também inovação ao seu produto. “A rede das Pousadas de Portugal assinala mais de sete décadas de experiência e faz todo o sentido recuperarmos o legado deste projeto e acrescentarmos valor, de olhos postos no futuro”, salienta Luís Castanheira Lopes.

A atual Pousada Vila de Óbidos soma o total de 48 quartos, integra o segmento Charming Hotels e, devido à sua localização privilegiada junto ao Castelo – o primeiro monumento nacional a integrar a rede Pousadas de Portugal nos anos 50 – é um local de excelência para explorar a vila que mantém inalteradas as típicas calçadas em pedra e as casas caiadas.