Powerdot: o conceito “destination charging” da operadora de carregadores para veículos elétricos está a ser grande aposta na Hotelaria

O setor do Turismo e da Hotelaria cada vez mais reconhece que as soluções sustentáveis asseguram um futuro mais promissor. E a primeira resposta pode estar na instalação de carregadores para veículos elétricos para os hóspedes, a qual a Powerdot tem feito dentro de um conceito inovador.

E que conceito é este? Foi o que a Ambitur.pt começou por perguntar a José Maria Sacadura, que fundou a operadora portuguesa de pontos de carregamento para veículos elétricos com Luís Santiago Pinto. É o destination charging, ou seja, instalar os pontos de carregamento em locais “onde usualmente as pessoas fazem a sua vida”, como por exemplo centros comerciais, ginásios, restaurantes e hotéis.

Luís Santiago Pinto e José Maria Sacadura, co-fundadores Powerdot

“Todos estes locais que têm estacionamento são uma oportunidade para colocar os carregadores porque as pessoas param naturalmente o carro lá e aproveitam para o carregar”, explica o CEO, que admite que os parceiros da Powerdot, como as unidades hoteleiras, têm os próprios clientes/hóspedes a procurar no local o carregador para o seu carro elétrico. Todavia, outros “têm a visão para privilegiar o espaço com esse serviço”, antes do mesmo ser requisitado.

A maior vantagem, acredita o responsável, é que a empresa só precisa que o hotel lhe ceda o espaço, para depois proceder gratuitamente à instalação e à operação do ponto de carregamento. E depois partilha os lucros com o parceiro.

Em Portugal, a Powerdot já faz operação em unidades como o Hotel Cascais Miragem, Hotel Real Oeiras, Real Palácio, Hotéis Cristal, em Setúbal e Caldas da Rainha, Arribas Sintra Hotel, Hotel dos Templários, Lago Azul Eco Hotel, Hotel Porta do Sol, Beja Parque Hotel e Belmar Resort – uma cobertura de Norte a Sul do país.

“Os grupos hoteleiros começam a procurar cada vez mais porque são espaços onde há atividades para fazer, há dormidas, há conferências, há restauração”.

Mas a operadora também tem atuado a nível internacional, dentro deste conceito. Está, para já, presente em outros cinco mercados: Espanha, França, Luxemburgo, Polónia e Bélgica, onde, na globalidade, quer investir 300 milhões de euros até 2025, para chegar aos 19 mil pontos de carregamento na Europa.

A novidade para este ano, já partilhada, é a parceria com os hotéis Accor na Europa, onde serão operados, em projeto-piloto, 114 parques de estacionamento, podendo contemplar no total cerca de 1.800 hotéis, como Ibis, Mercure, Novotel, Pullman e Sofitel.

Por redação Ambitur