Preço é o maior condicionante para as férias dos portugueses

A eDreams acaba de apresentar um estudo sobre o perfil do viajante do século XXI, onde revela quais os comportamentos e fatores importantes na escolha e reserva das viagens e férias dos europeus e portugueses. O estudo eDreams resulta de um inquérito a mais de 7.000 consumidores.
Segundo o estudo, o perfil de viajante português é maioritariamente do sexo feminino, tem entre 20 e 29 anos de idade, é ativo, tem filhos e uma formação académica ao nível da licenciatura. Também a nível europeu, o estudo revela que os turistas que viajam na eDreams são, na sua maioria do sexo feminino (59%), com 40 ou mais anos, com residência nas grandes metrópoles, com filhos e salário médio acima dos 1.500€.

Antes da viagem
Os portugueses gostam de decidir por si próprios o destino da viagem, sendo que 56.6% dos inquiridos afirmam que fazem a reserva do voo entre 1 a 5 meses antes da viagem. O preço é uma das maiores condicionantes no momento de escolha da companhia aérea em que viaja, sendo a prioridade de, aproximadamente 82% dos turistas nacionais. 46,9% dos portugueses escolhe a viagem com base na componente histórica e riqueza cultural do destino, sendo que 29.2% elege a Europa como destino preferencial. Ainda assim, uma localização junto ao mar continua a ser o local preferido para descansar (51.2% dos inquiridos).

No momento de reserva do hotel, os utilizadores eDreams identificam o preço como o fator de maior importância no momento de reserva, seguido da Limpeza e a localização.
53.7% dos portugueses admite viajar em épocas do ano fora dos períodos de Verão (Junho a Agosto) e Natal.

Ao contrário dos portugueses, os turistas europeus gostam de seguir as recomendações da família e amigos na decisão do destino de férias e aproximadamente 51% fazem as reservas vários meses antes da viagem. Escolher o destino ideal é a prioridade dos turistas europeus, seguida da preocupação de poupar dinheiro, colocando as promoções nas preferências de viajantes de países como a Espanha, França Itália e até Portugal. A escolha do destino de férias tem por base diferentes fatores: países como a Itália, Alemanha e França privilegiam paisagens bonitas, ao passo que portugueses, espanhóis e ingleses privilegiam a história e cultura como razão para escolher o destino de férias.

Para o turista Europeu, é fundamental que a companhia low cost onde viaja tenha wifi, bebidas frescas e entretenimento a bordo, apesar de não estar disposto a pagar mais por qualquer um destes serviços. Quanto à escolha do hotel, o viajante Europeu opta por um hotel central e limpo, com serviço de SPA e wifi gratuito.
Durante a viagem
Os portugueses gostam de viajar acompanhados pelo companheiro, seguido de 29,5% dos inquiridos que afirmam viajar com a família.

No que respeita às preferências de ofertas a bordo do avião, a comida assume a liderança, seguida de “uma manta e uma almofada” e os jornais e revistas. Com efeito, 82,2% dos viajantes portugueses confessa que prefere que a comida já esteja incluída no custo do bilhete de avião. 40,3% dos inquiridos revela ter um especial interesse na compra de produtos duty-free, durante a viagem. Para 74% dos turistas portugueses o parceiro de assento no avião é também um condicionante para a qualidade do voo. A maioria apontou como qualidades do companheiro de assento ideal a compostura e silêncio.

66.5% dos portugueses preferem um alojamento em regime de APA. E 70,1% não estão interessados em hotéis que não aceitem crianças. Relativamente às ofertas no hotel, o estudo eDreams identificou que 53% dos portugueses preferem a oferta de Wi-Fi, em prol dos produtos de banho e do Café/Chá/Refrescos. Quanto aos serviços que cada utilizador considera fundamentais no local onde deverá pernoitar, as opções que mais se destacam são os SPA’s e as zonas de fitness/ginásio.

Por sua vez, o turista europeu prefere viajar com o seu parceiro ou a sua família. Apenas os alemães e os ingleses preferem viajar sozinhos, com 27% dos inquiridos a considerarem-se “adventure lovers”. Todos os países preferem viajar fora das épocas habituais, ainda que Agosto seja o mês tradicional de férias em França, Espanha e Itália.

À semelhança dos portugueses, também a nível europeu, o parceiro de assento no avião é uma das condicionantes que pode afetar a qualidade de voo. No entanto, para este turista, é fundamental que a companhia low cost onde viaja tenha wifi, bebidas frescas e entretenimento a bordo, apesar de não estar disposto a pagar mais por qualquer um destes serviços. Já no local de visita, o turista europeu gosta de encontrar um hotel no centro da cidade e limpo, com serviço de SPA e Wifi gratuitos.

A complementar o estudo, a eDreams desenvolveu ainda um vídeo que, sob o mote da campanha “Descobre o perfil do viajante do seculo XXI”, personifica este viajante. “Helena”, a viajante do século XXI, terá ainda uma conta nas redes sociais, nomeadamente Twitter e Instagram e entrevistas disponíveis no blog eDreams.

[ot-video][/ot-video]