Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit
Um estudo da NOVA Information Management School (NOVA IMS), com base em dados da Host Intelligence, revela que, entre segunda e quinta-feira da semana do evento Web Summit, os hotéis da região de Lisboa registaram um aumento de 26,7% no preço médio por noite e de 10,6 pontos percentuais na taxa de ocupação, quando comparados com os mesmos dias da semana anterior.
Na prática, isto significa que, em 2025, os hotéis passaram de uma ocupação média de 74,2% na primeira semana de novembro, para 84,8% na semana da Web Summit, enquanto o preço médio diário por quarto (ADR) subiu de 119 para 151 euros. Um aumento de preços que fica em linha com o registado em 2024, quando o valor médio diário na mesma semana aumentou 27,9%, para 152 euros.
“Estamos a falar de novembro, uma altura em que, na maioria dos principais destinos urbanos europeus, a procura é claramente mais baixa. Ainda assim, em Lisboa, mesmo antes da Web Summit, os hotéis da região registam ocupações acima de 70%, o que é até um valor robusto para esta fase do ano. Em cima deste patamar, o evento funciona como acelerador: faz crescer a ocupação cerca de 10 pontos percentuais e permite aumentos de preços entre 26% e 27%, um comportamento típico de mercados com forte procura e estratégias de gestão de receitas profissionalizada”, sublinha Nuno António, professor da NOVA IMS e coordenador do Tourism & Hospitality Analytics Lab.
Quando se olha para trás e se compara 2025 com a edição anterior da Web Summit, nota-se, contudo, um ligeiro abrandamento. Nos quatro dias úteis do evento, a taxa de ocupação desceu de 86,3% em 2024 para 84,8% em 2025, uma variação de 1,5 pontos percentuais, e o preço médio diário recuou de 152 para 151 euros, o que representa uma quebra de 0,7%.
O estudo foi realizado pelo Tourism & Hospitality Analytics Lab da NOVA IMS, com base em dados da Host Intelligence, e analisa o impacto da Web Summit na hotelaria da região NUTS II de Lisboa em 2025, face a 2024, a partir de uma amostra representativa de 155 unidades hoteleiras num total de 548.