Preços médios dos hotéis europeus para a Páscoa estão a subir acima da taxa de inflação

A fornecedora de inteligência de viagens, Mabrian, diz que os preços médios dos hotéis para a Páscoa estão a subir, na maioria dos casos, acima da taxa de inflação. Foram analisados 20 destinos da Europa, tendo sido detetadas algumas exceções a esta subida, como Nápoles, Budapeste e Tirana (com leve queda 1%, 3% e 5%, respetivamente).

Já em Barcelona, Bruxelas e Roma os preços dos hotéis aumentaram em média de 30% a 33%, enquanto Zagreb e Varsóvia têm os preços mais baixos para todas as três categorias de hotéis durante a Páscoa. Por exemplo, Lisboa aumentou em 25% os preços médios dos hotéis face ao mesmo período do ano passado.

O aumento médio de preço em todas as categorias é significativamente maior do que a taxa de inflação anual, com base nos preços publicados em fevereiro de 2023 para uma estadia entre 10 e 17 de abril, para todos os destinos, exceto Budapeste e Tirana, onde a taxa de inflação anual é superior ao aumento de preço médio para este período.

Barcelona é a cidade onde os preços mais aumentaram em relação à Páscoa de 2022, com um aumento de 43% nos hotéis de três estrelas. Nos hotéis de 4 estrelas, o maior crescimento verifica-se em Bruxelas, com um aumento de 34%. E nos hotéis de 5 estrelas, destaca-se Paris, onde o preço médio é 30% superior ao do ano passado.