Prémios AHRESP 2022: “A justa homenagem à resiliência do setor”

Na gala da 6ª Edição dos Prémios AHRESP 2022 marcaram presença o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva e o vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia. Na abertura da cerimónia, o presidente da AHRESP, Carlos Moura, destacou a “determinação, obstinação e resiliência das empresas do turismo” que permitiu ao ultrapassar dificuldades conjunturais e estar agora na esteira da recuperação.

“Sentimos que há uma enorme determinação nas gentes do turismo, nas gentes do alojamento, nas gentes da restauração. Esta é seguramente uma atividade movida por paixão, porque se não fosse movida por paixão muitos daqueles que acordaram de manhã ao longo deste último período das nossas vidas coletivas tinham desistido”, disse Carlos Moura, citado num comunicado.

A cerimónia regressou após dois anos de interrupção, em virtude da pandemia, e reuniu mais de 300 convidados, entre empresários, representantes do poder local e da tutela (além dos Ministro da Economia e do Mar, a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e António Mendonça, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais), entidades de comércio e serviços, entidades regionais de turismo e confederações empresariais. “Foi a justa homenagem à resiliência do setor que persistiu numa conjuntura dramática e sem precedentes”, refere uma nota, divulgada pela AHRESP.

Nesta edição, a mais votada de sempre com cerca de 13 mil votantes nas 12 categorias a concurso, foram ainda nomeados, diretamente pela Direção da AHRESP e pela respetiva Comissão de Honra dos Prémios, os vencedores das categorias de prestígio: Portugal Lá Fora, Profissional do Ano, Prémio Carreira e Prémio Excelência (veja todos os vídeos dos vencedores das categorias Prestígio no menu ‘Pessoas’ do Magazine de Negócios AHRESP).

Na abertura do evento, Carlos Moura, revelou que este é um de nove eventos que a AHRESP planeou e está a executar em 2022: “É um evento de homenagem, em que temos 12 categorias de entidades que foram sufragadas publicamente. Nesta edição tivemos 13 mil votantes. Na última edição, de 2019, tivemos 8 mil. É significativo”. Além de ser um “momento de homenagem”, o presidente da AHRESP disse que ser um momento de muita animação e alegria: “apesar das dificuldades e adversidades conjunturais, os empresários do turismo, os gestores do turismo, as empresas do turismo enfrentaram-na com uma determinação e uma hiper obstinação”. Nos setores mais atingidos pela pandemia, o responsável atribui esta postura “a uma enorme determinação nas gentes do turismo, nas gentes do alojamento, nas gentes da restauração. Esta é seguramente uma atividade movida por paixão, porque se não fosse movida por paixão, muitos daqueles que acordaram de manhã ao longo deste último período das nossas vidas coletivas tinham desistido”.

Para António Costa Silva, “esta festa celebra o regresso da vida e é uma homenagem à vida e sobretudo ao trabalho extraordinário das empresas nacionais da constelação do turismo”. O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, destacou “as empresas da área do turismo que são uma referência no país, uma referência de excelência”. Que, por sua vez, “o trabalho que têm feito tem sido um extraordinário. E hoje, quando comparamos a vida que vemos de novo nas nossas cidades, quando passeamos pelas cidades, a vida está de volta! Há dois anos, as cidades estavam vazias, desertas, um silêncio arrasador e, portanto, a interrogação que existia em cada um de nós era: quando é que a vida vai regressar? E penso que esta festa celebra o regresso da vida e é uma homenagem à vida”, disse.

Já Filipe Anacoreta Correia, em representação da Câmara Municipal de Lisboa, sublinhou o papel da AHRESP nos últimos tempo, considerando trata-se de uma “importante instituição: aqui foram trazidos números incríveis de reforço dos empresários e empresas de quem nessa circunstância serve o país, a cidade, as comunidades. É importante referir que os empresários servem o país, os empresários servem a cidade, os empresários servem as comunidades e nós precisamos de vocês, precisamos de todos, nós precisamos das empresas para o desenvolvimento das cidades, de Lisboa e do país”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Ministro das Finanças, Fernando Medina, deixaram também uma mensagem aos presentes uma mensagem audiovisual, brindando o setor da restauração e hotelaria.