Prepare-se para mais uma época de tradição e animação

O mês de novembro já vai a meio e, em Portugal, a tradição ainda é o que era, com as ruas das cidades e vilas a encherem-se de cor e luz em mais uma época de Natal e com o aproximar do fim do ano. Ambitur andou pelo país, fora das grandes cidades, e mostra-lhe um pouco do que os concelhos de Albufeira, Évora, Óbidos, Funchal e Ponta Delgada lhe prepararam para os dias que se seguem. Certo é que, até janeiro, não faltarão opções para um Natal mais, ou menos, tradicional, com eventos e muita animação à mistura.

albufeiraComecemos a sul do país, em Albufeira, que este ano irá reforçar as sugestões para este período com uma série de eventos que se iniciam já a 26 de novembro. Habitantes e visitantes poderão explorar o Presépio de Rua com 30 figuras da autoria da escultora britânica Toin Adams, até 9 de janeiro. Isto na freguesia da Guia, onde se realizará também, no fim-de-semana de 3 e 4 de dezembro, um Mercado de Natal, com artesanato e animação. Entre 29 de dezembro e 1 de janeiro, a Aldeia de Paderne vai viajar no tempo até à Idade Média para mais um Paderne Medieval.

A aposta para o Réveillon recai em artistas nacionais, e a última noite do ano promete ser uma das mais animadas do país, com Áurea e os D.A.M.A. O fogo-de-artifício, no cenário da Praia dos Pescadores, iluminará os céus e dará as boas-vindas a 2017. A partir da meia-noite, as artes de rua da Star Parade vão levar a animação à Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro (Oura). E para que Albufeira termine 2016 a rir, o festival de humor SOLRIR terá lugar entre 29 de dezembro e 2 de janeiro, no Palácio de Congressos do Algarve.

Já em Évora, prepara-se um Natal Clássico, com o programa das festas a arrancar a 5 de dezembro e a terminar a 9 de janeiro. No dia 18 de dezembro, pelas 18h, no âmbito do XII Ciclo de Concertos Música no Inverno, no Convento dos Remédios, terá lugar o Concerto do Coro Polifónico do Eborae Musica.

obidosÓbidos Vila Natal

Era uma vez uma Vila Natal, cheia de contos encantados, onde as 20 mil léguas são a distância daqui à lua, onde a Alice quebra nozes, o Pequeno Príncipe vive num planeta de maravilhas e o gato e o Pai Natal andam de botas… Personagens que se juntam em Óbidos, para mais um grande evento de Natal, a partir de 30 de novembro e até 1 de janeiro de 2017. Este ano, a temática anda à volta das mais conhecidas histórias infantis. Pista e rampa de gelo, espetáculos em dois palcos distintos, pinturas faciais, animação e, este ano, a biblioteca do Pai Natal, vão fazer as delícias das famílias.

funchalFunchal: o melhor fogo-de-artifício do mundo

No Funchal, os festejos iniciam-se a 1 de dezembro e a iluminação de Natal na baixa do Funchal é apresentada oficialmente no dia 8. A novidade é a criação, na Praça do Município, de uma Cidade de Natal dedicada aos mais novos.

Os pontos fortes das festividades são as Missas do Parto, a Noite do Mercado e o espetáculo de fogo-de-artifício. As nove missas decorrem de 16 de dezembro até à véspera de Natal, celebradas de madrugada, e terminam com a Missa do Galo. No final da missa, os locais juntam-se para ouvir cânticos, beber aguardentes e licores, bem como comer broas e bolos. A Noite de Mercado, a 23 de dezembro, é a noite em que os Funchalenses fazem as últimas compras de Natal, e onde as ruas à volta do Mercado dos Lavradores, se enchem de dezenas de barraquinhas, e há animação até ao nascer do sol.

O ex-libris das Festas de Fim de Ano na Madeira é o espetáculo de fogo-de-artifício, no dia 31 de dezembro, que durante oito minutos ilumina a baía e a baixa do Funchal, e é considerado um dos melhores do mundo.

ponta-delgadaPonta Delgada prestes a receber o Natal

Também em Ponta Delgada já se vivem os primeiros preparativos desta quadra. O arranque é dado a 18 de novembro, com a abertura da iluminação natalícia e música ambiente na capital de São Miguel, e tem o seu desfecho a 14 de janeiro, com a Grande Gala de Beneficência no Coliseu Micaelense. Ao todo estão previstos 12 concertos musicais, mais de 30 animações itinerantes pelo centro histórico da cidade, um mercado urbano de artesanato, um Mercadinho de Natal de Solidariedade Social e uma iniciativa cultural e artística – “Na rua consola” – que visa dinamizar os jardins e as praças do centro histórico.

Para a passagem de ano, está programado um grande concerto nas Portas da Cidade e fogo-de-artifício na baía de Ponta Delgada, seguindo-se o grande baile de Réveillon no Coliseu Micaelense, a maior sala de espetáculos dos Açores.