Presidente da ACTEP diz que Macau tem papel fundamental na relação turística entre Portugal e China

O presidente da ACTEP, Yong Liang, defende que Macau “tem um papel fundamental na relação turística entre os dois países e é uma clara vantagem para Portugal na atração de turistas chineses, quando comparado com outros países europeus”. Macau é um eficaz veículo de promoção de Portugal no mercado chinês.

Em  2022, a Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP), em cooperação com a Associação de Agentes de Viagens de Macau e com  o apoio da Associação Portuguesa de Agências de Viagens, promoveu a participação de compradores internacionais na MITE, a principal feira de turismo de Macau, e este ano continuará a fazer o mesmo e a reforçar a promoção turística de Macau em Portugal e de Portugal na China.

No que diz respeito ao mercado chinês para Portugal, há que ter em conta que “muitos países europeus já começaram a retomar e a promover novas ligações aéreas com  a China, bem como a reforçar a sua promoção para acolher os turistas chineses. A Espanha, por exemplo, já se posicionou. Eles sabem que em 2019 o gasto médio diário do turista chinês foi de 365 euros, muito mais do que a média dos  mercados turísticos internacionais”, diz Yong Liang, concluindo que “seria fundamental para Portugal dar maior prioridade à China  como principal mercado turístico e aproveitar Macau como vantagem natural para atrair mais turistas chineses a visitar Portugal”.

No contexto do reforço dos laços entre Portugal e Macau, Yong Liang reuniu-se recentemente com Lúcia dos Santos, chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa.

Desde a sua criação, e no que diz respeito à promoção de Portugal na China, a ACTEP foi a organização responsável pelos pavilhões de Portugal na Expo Yangzhou 2021, que atraiu centenas de milhares de visitantes durante seis meses. Durante a  CIFTIS 2022, que é conhecida como uma das mais importantes feiras internacionais de comércio e serviços na China, a ACTEP foi convidada a instalar o pavilhão de Portugal na capital, Pequim.