Seguindo à letra a nossa missão de “desfrutar trabalhando e trabalhar desfrutando”, que nos foi apresentada pelo operador turístico Newblue, do Grupo World2Meet, nesta press trip para conhecermos melhor da República Dominicana, continuamos a explorar lugares inesquecíveis neste paraíso caribenho.
De manhã cedinho, apanhamos um minibus que nos leva diretamente do hotel até à vila piscatória de Bayahíbe que, só por si, já merece ser visitada. São várias as praias que este lugarejo nos oferece, desde a Playa Dominicus aos mais inexplorados nas ilhas Catalina e Saona. Mas estar em Bayahíbe é também poder fazer um pouco parte do estilo de vida dominicano e aproveitar os restaurantes e bares locais, bem como as barracas de artesanato que espreitam a cada canto e observar os pescadores a chegarem a terra com as suas pescarias todos os dias. Pode ainda aproveitar para conhecer a arquitetura desta vila, com as suas casas de madeira em tons pastel, igrejas e cavernas dos tainos.
Mas o que nos trouxe aqui hoje foi a excursão “Saona Exclusiva Maui” e é em Bayahíbe que, depois de recebermos mais uma pulseirinha de recordação por estarmos a entrar no Parque Nacional do Leste, subimos a bordo de uma lancha onde nos juntamos a mais alguns turistas ansiosos por explorar as águas azuis cristalinas deste destino. Antes de partirmos, a sugestão é fazermos snorkeling e rapidamente nos vemos com máscaras de mergulho que nos permitem admirar corais e alguns peixes tropicais. Uma experiência rápida mas a não perder, e que será repetida noutra excursão sobre a qual falaremos em breve.
Finalmente a lancha está pronta para arrancar, ao longo da costa colorida do Parque Nacional do Leste. A bordo não falta música, bebidas e muita diversão, com a equipa de animação a mostrar os dotes de dança e a desafiar qualquer um a juntar-se sem pensar duas vezes. E é neste ambiente de calor (humano e não só) e de boa disposição que chegamos finalmente ao nosso destino.
A Ilha Saona abrange um total de 110 Km2 e é a joia do Parque Nacional de Cotubanamá. É um paraíso de areias brancas e finas, águas cristalinas e de pouca profundidade e muitas palmeiras para completar o cenário perfeito para fotografias e vídeos de fazer inveja. É a imagem precisa que temos de umas férias nas Caraíbas, longe das massas e da poluição… se bem que, ao aproximar-se a hora do almoço, as lanchas rápidas que fazem o transporte entre os catamarãs ancorados e a praia se sucedem vertiginosamente, trazendo à costa centenas de pessoas que desejam aproveitar ao máximo as horas disponíveis nesta ilha.
O tempo passado na ilha depende do tipo de excursão, e há mesmo algumas que incluem o almoço em Saona. Mas essa não foi a nossa opção, que recaiu sobre um almoço no barco Maui, antes de seguirmos para mais um momento paradisíaco, Palmilla. Desta vez não vamos a terra, avistando de longe a praia de areias brancas, onde não faltam palmeiras, e que integra o Parque Nacional de Cotubanamá. O objetivo é mesmo aproveitar a grande piscina natural de águas azuis-turquesa, podendo fazer snorkeling, nadar ou, simplesmente, admirar (e atenção que é mesmo só admirar, sem ceder à tentação de as perturbar e retirar do seu habitat) as estrelas-do-mar. E é isso que o nosso grupo fez, desfrutando ao máximo de todos os minutos de convívio.
O regresso ao hotel, com cheiro a sol e água salgada, já é mais tranquilo, mas com uma sensação de “dever cumprido”: temos trabalhado, desfrutando; e desfrutado, trabalhando.
⇒ Leia também…
“Press trip Newblue (I): Los Haitises @ O Melhor da República Dominicana”
“Press trip Newblue (II): Iberostar com cinco hotéis Tudo Incluído em Punta Cana”
“Press trip Newblue (IV): Melia reabre quarto hotel em Punta Cana em dezembro”