Press trip Newblue (I): Los Haitises @ O melhor da República Dominicana

Press trip Newblue (I): Los Haitises @ O melhor da República Dominicana

São 14H00, do dia 19 de julho de 2022, e o primeiro voo com saída do Porto para Punta Cana acaba de descolar. A bordo do A330 da World2Fly, companhia aérea do grupo World2Meet, seguem 380 passageiros (100% de ocupação), entre os quais a Ambitur, um dos sete meios de comunicação convidados pelo operador turístico Newblue para uma press trip de sete dias à República Dominicana.

Para subirmos à Montaña Redonda

A “missão” desta viagem é simples: desfrutar trabalhando, e trabalhar desfrutando. Ou seja, conhecer “in loco” algumas das experiências inesquecíveis que o operador turístico da W2M tem para oferecer a quem o eleger para umas férias de descanso, animação e boa gastronomia neste país caribenho de gentes hospitaleiras e calorosas que continua a ser um dos preferidos dos portugueses.

A primeira estadia (de duas) que nos está reservada ao longo destes sete dias é no Hotel Iberostar Grand Bavaro, situado na zona de Bávaro. Mas de hotéis falaremos mais tarde, num outro artigo onde daremos a conhecer quais as opções de estadia neste megacomplexo da Iberostar.

A primeira excursão que nos está reservada merece hoje a nossa atenção. Destino: Los Haitises. A caminho deste parque nacional, uma paragem rápida em Miches, mais concretamente em Montaña Redonda, uma montanha que, como o próprio nome indica, é esférica e nos brinda com espetaculares imagens panorâmicas de 360º de praias como Playa Esmeralda e Playa El Limon. Além disso, é hoje muito instagramável devido às redes e baloiços propositadamente colocados em posições estratégicas para poder tirar uma foto única onde parece estar a voar sobre a extremidade da montanha.

O trajeto continua de seguida para aquele que é considerado uma das joias do sistema de parques nacionais da República Dominicana. Los Haitises, que se pode traduzir por “terra montanhosa”, é famoso pelo seu conjunto de formações rochosas de 30 metros que se projetam para fora da água. E maior fama ganhou pelo facto da sua floresta, uma das poucas que ainda restam na República Dominicana, ter sido cenário do filme Jurassic Park. Situado na Província de Samaná, o parque pode ser percorrido de barco, ao longo dos mangais e estreitos canais que desembocam na baía onde é possível avistar várias ilhotas onde habitam colónias de aves. E de barco continuamos por entre as ilhas, passando por algumas grutas e dando de caras com pelicanos, garças, o falcão de Ridgway (ameaçado de extinção), o carpinteiro das Antilhas, o pica-pau das Antilhas ou o esmeralda dominicano, entre outras espécies que aqui construíram o seu lar.

O dia estava de chuva, pelo que a nossa visita não pôde prolongar-se muito, mas ficou a vontade de regressar quando o clima estiver mais risonho e nos deixar observar e fotografar a natureza deste lugar sem pressas.

A paragem seguinte é o Rancho Yanigua, onde nos espera um almoço tipicamente dominicano, isto é, frango, arroz, feijão, salada, peixe panado, esparguete e um fantástico pão de coco ao qual ninguém conseguiu resistir… tudo delicioso. O proprietário deste rancho, Simon Duran, fez questão de receber o nosso grupo com todos os mimos e atenções, e logo depois do almoço explicou-nos tudo sobre o cacau, o café e a mina de âmbar azul. Experimentámos o cacau já em chocolate quente, o saboroso café dominicano e, claro, pudemos trazer uma pequena amostra de âmbar.

Mas não só! No Rancho Yanigua esperava-nos ainda uma refrescante cascata e a possibilidade de aplicarmos lama terapêutica com argila. Para os mais ousados, há sempre a opção de um salto suspenso numa corda a partir de uma das rochas diretamente para a pequena lagoa mas não podemos dizer que o experimentámos, portanto, fica inteiramente à consideração de cada um…

Uma experiência inesquecível na República Dominicana, que pode ser adquirida através do operador Newblue e desfrutada nas suas próximas férias neste destino maravilhoso.

 

⇒ Leia também…

“Press trip Newblue (II): Iberostar com cinco hotéis Tudo Incluído em Punta Cana”

“Press trip Newblue (III): De Bayahíbe a Saona @O Melhor da República Dominicana”

“Press trip Newblue (IV): Melia reabre quarto hotel em Punta Cana em dezembro”

Press trip Newblue (V): De Ojos Indígenas à Playa Blanca

Inês Gromicho, na República Dominicana, a convite da Newblue.