Primavera: cores e fragâncias únicas no Centro de Portugal

by Inês Gromicho | 12 Junho 2019 10:16

Centro de Portugal. Um país dentro do País.

[1]Aí está a Primavera! A Primavera que nos empurra docemente para o encanto dos vales e das serras, que realça o cheiro perfumado da terra e aviva o aroma fresco que emana da natureza, remetendo-nos para a história, cultura e fé, ao anunciar a Páscoa, quadra intensamente vivida no Centro de Portugal.

E porque a Primavera e a Páscoa são tempo de renovação, renove-se também no Centro de Portugal.

As atividades abundam, replicam-se e multiplicam-se e são inúmeras as unidades hoteleiras que disponibilizam interessantes programas cuidadosamente elaborados a pensar em si, e prometem momentos únicos para que continue de corpo e mente revigorados, a sua caminhada. Intercale esses doces momentos, verdadeiros hinos à nossa saborosa gastronomia regional, do cabrito ao folar, da bola de carne aos fios de ovos, sem esquecer os ovos de chocolate, as amêndoas e tantas outras opções, com caminhadas que o levam até bonitas Aldeias Históricas. De visita obrigatória, todas elas no Centro de Portugal, são 12 e contam fantásticas histórias de lugares que preservam a identidade de um fabuloso património. Aqui, poderá conhecer verdadeiras tradições da Páscoa tais como workshops que acontecem em padarias tradicionais, onde terá a oportunidade de aprender a confecionar os folares, cujas receitas são tesouros bem guardados mas transmitidos às novas gerações.

[2]E já que falamos no incalculável valor histórico dos nossos lugares e monumentos, e porque não fazer a Rota dos Lugares Património Mundial do Centro? São quatro os lugares classificados pela UNESCO: os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia e o Convento de Cristo em Tomar, são notáveis conjuntos edificados que merecem uma visita calma e com tempo.

Mas voltemos à cor e ao cheiro da primavera que anunciam a Páscoa no Centro de Portugal. E por entre trilhos e calçadas antigas, percorremos ao som do chilrear alegre dos pássaros, as distâncias que tranquilamente nos transportam para outras paragens, também elas surpreendentes, onde são criados ambientes solenes, repletos de flores e verduras que ornamentam como se fossem tapetes, o chão das ruas, de cores vivas profusamente ornamentadas. Também nas janelas e varandas são colocadas flores em colchas que antecipam a festa e a alegria pelo triunfo de Cristo Ressuscitado. Mas se por ventura os cortejos das procissões acontecem à noite, é desligada a iluminação pública, criando um ambiente místico pela luz das velas, archotes e candeias estrategicamente colocados.

Descubra a cor e o cheiro da Primavera que o Centro de Portugal tem.

Endnotes:
  1. [Image]: https://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/Aldeia-Historica-Piodao-1.gif
  2. [Image]: https://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/Semana-Santa_CM-Sardoal_03.gif

Source URL: https://www.ambitur.pt/primavera-cores-e-fragancias-unicas-no-centro-de-portugal/