Primeira cimeira sobre alojamento turístico reuniu mais de 350 participantes

A primeira cimeira sobre alojamento turístico, realizada no passado dia 13 de abril, contou com mais de 350 participantes que tiveram a oportunidade de assistir a um debate dinâmico e alargado sobre o alojamento local e hotelaria, numa iniciativa promovida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Pela primeira vez em Portugal, empresários, gestores, académicos, dirigentes políticos e associações reuniram-se, num formato inovador, para debater o futuro e as tendências internacionais do alojamento turístico. Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, faz um balanço positivo desta iniciativa, que considera “ter sido muito participada, construtiva e abrangente. Julgo que se criaram aqui laços importantes, fruto de uma grande partilha de experiências e competências no domínio do alojamento turístico”.

O secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, que encerrou a sessão, referiu que “esta iniciativa da AHRESP demonstra uma perspetiva integrada sob a forma como todos os setores podem beneficiar das oportunidades que têm surgido ao nível da hotelaria, restauração e serviços no nosso país”. E salientou ainda “o trabalho e esforço contínuo que a associação tem desenvolvido para criar melhores condições para a ativação destes setores e o crescimento e desenvolvimento da nossa atividade económica”.

Carlos Moura, primeiro vice-presidente da AHRESP sublinhou que em 2018 o “turismo em Portugal representou 8,2% do PIB nacional, e no alojamento turístico, com 80.800 postos de trabalho, passaram 24,8 milhões de hóspedes, num total de 66 milhões de dormidas”.

Ao longo do dia subiram ao palco oradores de diversos quadrantes para abordarem temas como “Tendências e Perspetivas do futuro do Turismo em Portugal”, “O boom do Alojamento Local”, “Megatendências digitais da reserva, ao acolhimento, ao hóspede”, “Novos padrões e evolução da sustentabilidade no Turismo”, “A importância da formação na indústria”, “Enquadramento geral do alojamento local: impacto legal e fiscal em vários níveis”, “Do Marketing Digital à operação, até ao analytics”, entre outros.

Adolfo Mesquita Nunes (ex-secretário de estado do turismo), Lídia Monteiro (Turismo de Portugal), Leonor de L’Hermite (Google), Marta Miraldes (StartUp Lisboa) e António Fery Antunes (Millennium BCP) foram alguns dos oradores convidados.

Além dos debates, a European Hospitality Summit incluiu a participação de um conjunto de startups, que tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços em formato pitch. A realização deste evento contou com o apoio da NovoVerde, PT Altice, YOUR – Business, Millennium bcp, Google, Host – Hotel Systems, Grupo GM, MDS, Mapfre, SGS, SIBS, Startup Lisboa, RXF, Publituris e SAPO.