Primeiro A321 LR da TAP chega a Lisboa e constitui um verdadeiro “game-changer”

A TAP Air Portugal recebeu, na passada sexta-feira, o primeiro Airbus A321 Long Range, tornando-se a primeira companhia aérea do mundo a operar em simultâneo o Airbus A330neo e o Airbus A321 Long Range.

O Airbus A321 Long Range que aterrou em Lisboa, vindo diretamente da fábrica da Airbus em Hamburgo, é o primeiro avião narrow body da TAP com capacidade para operar rotas transatlânticas, oferecendo o conforto premium de um avião do longo curso. Tem 16 assentos em executiva, sendo que quatro são individuais, e oferece mais espaço em económica, equivalente ao disponível no Airbus A330neo.

O novo avião, que recebeu o nome do filósofo e poeta português, Agostinho da Silva, tem capacidade para transportar até 168 passageiros e vem reforçar a operação do médio e longo curso da TAP, em combinação com o Airbus A330neo.

“O Airbus A321 Long Range é fundamental para o plano de expansão da TAP e o seu alcance é suficiente para explorar, confortavelmente, os mercados da América do Norte, América do Sul e África, que resulta numa combinação perfeita com o Airbus A330neo. Na América do Norte permite, por exemplo, explorar mercados na costa leste, tais como Nova Iorque, Boston, Montreal ou Washington. Já no Brasil, este avião ajuda-nos a explorar novos mercados no Nordeste e pode complementar os nossos serviços em várias cidades, como Recife, Natal, Fortaleza ou Salvador”, refere Antonoaldo Neves, CEO da TAP.

Airbus A321 LR, um verdadeiro game-changer

Na cerimónia de apresentação da nova aeronave, Miguel Frasquilho, presidente do Conselho de Administração da TAP, frisou que este era “mais um dia histórico” para a transportadora: “Se o ano passado fomos a primeira companhia aérea a nível mundial a receber o A330-900neo, com este avião com o qual somos a primeira companhia aérea europeia a recebê-lo, o passo que damos se possível é ainda mais relevante.”

Miguel Frasquilho acrescentou que “este avião é um verdadeiro game-changer” por ser um avião de médio curso adaptado a longo curso, com elevados níveis de eficiência e de sustentabilidade. “Graças à posição geográfica de Portugal, este avião permitir-nos-á fazer um número elevado de destinos intercontinentais”, nomeadamente, e como acrescenta Antonoaldo Neves, Portugal será o “primeiro e único a poder voar da Europa para o Nordeste do Brasil e para o Nordeste dos EUA” e por metade do custo.

O Estado na TAP veio para ficar

A acompanhar a viagem do Airbus A321 LR, de Hamburgo para Lisboa, esteve o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, com o objetivo de “sinalizar perante o povo português o esforço de investimento que a TAP está a fazer”.

O ministro destaca que “o Estado é o maior acionista da TAP” e que “veio para ficar” na companhia aérea nacional. “Os portugueses sabem bem o que aconteceu a muitas das nossas empresas que foram privatizadas. Sabemos bem, hoje, que a única maneira de garantir que uma empresa se mantém nacional e que não corre o risco de ser desmantelada é nós termos o Estado com uma posição forte na empresa”, defende.

“A TAP não é apenas uma transportadora aérea, a TAP é um instrumento de desenvolvimento do nosso país” e “os portugueses, através do Estado, são e continuarão a ser os donos do futuro da TAP”, remata.