Sete produtores de vinho do Alentejo estiveram presentes na 38ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo, que decorreu, de 17 a 21 de janeiro, em Madrid, com o objetivo de promoverem a região junto dos mercados internacionais. A iniciativa deverá repetir-se na edição de 2018 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
Numa montra conjunta, os diversos produtores puderam, desta forma, dar a conhecer os seus vinhos, juntamente com a apresentação de uma oferta direcionada para o segmento de enoturismo. A sinergia trouxe visibilidade à região que espera aumentar o número de turistas ao longo deste ano.
Joana Queiroz, da Casa Agrícola Alexandre Relvas, destacou em declarações ao ambitur.pt, que a iniciativa era “favorável” à promoção do Alentejo junto de operadores internacionais. “No enoturismo a promoção junto de operadores turísticos não é facil quando estamos isolados. Além do mais, e como forma de diluir custos, pareceu-nos mais interessante trabalharmos em sinergia. Por isso lançamos o repto aos colegas mais próximos e convocamos uma reunião na Casa Agrícola, que decorreu há cerca de meio ano”, sintetiza.
Também presente na iniciativa, Tiago Correia, gestor de enoturismo na Adega Mayor, adiantou ainda que o diálogo com operadores turísticos, permitiu conhecer a necessidade de criação de um circuito temático na região do Alentejo.
“Temos notado que todos os operadores nos pedem um circuito. Com estes produtores temos capacidade para apresentar esse mesmo circuito, que passe pela Vidigueira, Évora, Arraiolos, Estremoz, Campo Maior, Monforte, entre outras localidades”. Desta forma, realça é possível dar a conhecer a diversidade da oferta, onde existem diversos tipos de adegas para visitar, provas de vinhos, degustações, workshops, e todo um conjunto de atividades outdoor.
Para além do apoio da Agência de Promoção Turística do Alentejo, a iniciativa de promoção conta com ainda com o apoio da Associação da Rota dos Vinhos de Portugal (ARVP) que, de acordo com Joana Queiroz, funciona como “chapéu institucional” deste grupo de produtores.
Em fevereiro, o Alentejo volta a estar presenta na BTL onde, de acordo com os responsáveis, se irá repetir a iniciativa, desta feita, com a junção de mais produtores de vinho da região.