Programa de Aceleração no setor do Turismo apresenta 13 novas ideias

Um operador turístico 100% português que se destaca na oferta de produtos de Turismo Militar e um projeto focado na prática de mergulho desportivo em praias fluviais e barragens são algumas das ideias que vão ser apresentadas no Demo Day do programa Newton perante uma plateia de potenciais investidores.

13 startups chegaram à última fase da segunda edição do programa de aceleração Newton, promovido pela Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (RIERC) e apoiado pelo Turismo de Portugal. Depois de nove semanas de intensa aprendizagem, as equipas apoiadas apresentam-se perante um painel de instituições oficiais e investidores ligados ao setor do turismo num Demo Day a 27 de fevereiro, quarta-feira, às 14h00, no Instituto Pedro Nunes (Edifício D). A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 25 de fevereiro em https://bit.ly/2Guj8nz.

O Newton – New Tourism Opportunities Network é um programa de aceleração que tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo na Região Centro, através do incentivo à criação e apresentação de novas ideias e startups no setor do turismo.

Durante a fase de aceleração, as equipas apoiadas participaram em nove workshops sobre idealização de negócio, desenvolvimento de produto, marketing, investimento e financiamento e receberam um apoio financeiro de até 2.000€ para realização de protótipo e validação no terreno. Após o Demo Day, os melhores projetos continuam a beneficiar de serviços de incubação numa das incubadoras da RIERC.

Uma das finalistas é a Portugal Green Travel, um operador turístico 100% português sediado em Penacova, que aposta em programas interativos diversificados que aproveitam a riqueza natural, o património, as histórias e cultura locais. Destaca-se na oferta de produtos de Turismo Militar através da ligação à Associação de Turismo Militar e ao Município de Penacova, recriando acontecimentos históricos como as Invasões Francesas e a Batalha do Buçaco.

De Miranda do Corvo, chegou o projeto Roteiro Subaquático Aldeias de Xisto focado na prática de snorkeling e de mergulho desportivo em praias fluviais e barragens, bem como aluguer de equipamentos de mergulho, enchimentos de garrafas, guia de mergulho e ainda formação desde o nível básico ao avançado.

Outra selecionada do programa Newton é a ExperTree, uma startup de Penela que desenvolve atividades que aliem o desporto à natureza como, por exemplo, a prática de arborismo.

O Instituto Pedro Nunes é membro da RIERC, que apoia todos aqueles que pretendem desenvolver iniciativas empreendedoras e conta com a participação de 12 Incubadoras de empresas de base universitária e/ou regional sediadas na Região Centro, além do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro.