Programa de hosted buyers e venda ao público são pilares da BTL para o futuro

O futuro da Bolsa de Turismo de Lisboa tem na organização do programa de hosted buyers para Portugal e Brasil e na venda ao público, ao fim de semana, os seus dois principais pilares de sucesso. Em entrevista ao Ambitur.pt, Fátima Vila Maior, diretora de feiras da FIL e responsável pela BTL, explica que o negócio da feira se divide em partes iguais, quer pelo trade, quer pelo público (50/50).

“É muito difícil ter uma feira só de público ou só de trade. (Ter ambas as vertentes) foi um posicionamento que foi decido há quatro/cinco anos para cá, porque embora a BTL fosse dirigida também ao público não havia venda. Desde há quatro anos é que temos vindo a implementar a venda e tudo nos leva a crer que estamos no caminho certo porque a Fitur está a fazer o mesmo”, explicou a responsável, acrescentando que a organização da feira “está a conseguir consolidar cada vez mais a BTL como uma feira profissional, uma feira que quer ter um lugar na Europa que é ser conhecida como a maior oferta de turismo português e brasileiro e de Cabo Verde, Angola e Moçambique, que é uma diferenciação”.

O objetivo é por isso, afirma Fátima Vila Maior, assumir que a BTL tem valor por ser uma feira “diferente”. “Não temos ambições que a BTL seja igual a esta ou aquela feira, queremos exatamente que a BTL seja diferente de todas, e que seja a única feira da Europa que dê uma amostra com esta dimensão de Portugal, do Brasil e dos outros países CPLP. Por outro lado, em termos de público, queremos que a BTL seja um local onde os visitantes possam vir comprar aos vários agentes de viagens, e são bastantes, os que cá estão e que utilizam a BTL para fazer aqui o lançamento dos seus produtos. Os tour operadores criam produto específico para a BTL , não só para as férias de verão , mas este ano que vamos estar a uma semana e tal da Páscoa também para vender pascoa, e isso é uma coisa que está a funcionar muito bem na BTL”.
BTL 2016 com campanha nas agências de viagens

As agências de viagens contam este ano com uma campanha de incentivo à visita à Bolsa de Turismo de Lisboa. Segundo Fátima Vila Maior, trata-se de uma campanha “em que os agentes têm na agência uns vouchers para quem entra na BTL oferecendo 50% de desconto ao parceiro”.