Anunciado em meados do ano, no âmbito do Programa Acelerar Economia, com uma dotação de 2,5 milhões de euros para 1000 imigrantes, o programa de integração e formação de imigrantes e refugiados no setor do turismo poderá avançar no início do próximo ano no terreno, envolvendo uma parceria com a AIMA e CTP.
De acordo com Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, à margem da 20.ª Convenção da Airmet, que decorreu em Angra do Heroísmo, “hoje, estamos perante a constatação de que já não é suficiente a capacidade de captar mão-de-obra de países de língua oficial portuguesa, temos profissionais de várias partes do mundo, é por isso que no domínio da política pública temos a responsabilidade de criar instrumentos que possam ajudar a resolver esse problema e, mais do que isso, a conquistar níveis elevados de serviço”.
Sendo assim, recorda que “foi por isso que criámos o programa de formação para imigrantes que vai ser lançado, espero, ainda até ao final deste mês, em que o Turismo de Portugal tem uma dotação de dois milhões e meio de euros através da sua rede de Escolas do Turismo de Portugal em que vamos formar no mínimo mil pessoas, numa parceria com a Confederação do Turismo para que a formação que fazemos a montante tenha ligação direta com a colocação desses colaboradores a jusante diretamente com as empresas que têm, em função das suas prioridades, a necessidade de termos mão-de-obra qualificada”.
O responsável, neste âmbito, adianta que estão a fazer protocolos com Cabo Verde, Angola, São Tomé, Timor e Uruguai, “sendo que também temos o interesse da Arábia Saudita em fazer em Portugal formação para os seus quadros”. Acrescenta o responsável que a questão dos recursos humanos é crítica para o país, assim como a formação e capacitação. Esta é uma das 60 medidas no programa Acelerar Economia.
“Pretendemos formar em tempo recorde 1000 pessoas, dando uma formação entre 60/90 dias. Queremos lançar o processo até ao final do ano”, acrescenta o responsável, podendo ter reflexo no terreno no início do próximo ano.
Por Pedro Chenrim, na 20.ª Convenção Airmet, em Angra do Heroísmo