Projecto “Alojamento do Futuro” concluído no final de 2014″

Na conferência &Desafios para& o crescimento sustentável do sector&, promovida pela AHRESP, na Bolsa de Turismo de Lisboa, a Idtour apresentou o projecto &Alojamento do Futuro: uma janela para a inovação&. Um projecto que visa, segundo Carlos Costa, professor da Universidade de Aveiro, &promover a qualificação e a modernização das unidades de alojamento de turismo nacionais,&reforçar o conhecimento sobre a evolução do turismo mundial e especificamente dos principais mercados emissores, bem como potenciar a operação das unidades hoteleiras e do alojamento local nos mercados externos e projectar progressivamente a internacionalização da actividade num trabalho de partilha de informação, cada vez mais fundamental num mundo cada vez mais global e competitivo&.Em entrevista ao Ambitur.pt, José Mendes (na foto), CEO da Idtour, explicou que o projecto assenta em três dimensões: conhecimento (estudos estratégicos e perspectivas), tecnologia e iniciativas de dinamização. Segundo o responsável, as regiões de convergência, Norte, Centro e Alentejo, &serão as áreas piloto& deste estudo, no entanto, a &ambição é estudar este sector a nível nacional e perceber como é que se podem criar condições para se conseguirem afirmar cada vez mais lá fora&.&Nós acreditamos que a forma de&podermos sobreviver no futuro é claramente ter uma presença forte no mercado externo, se não tivermos essa presença provavelmente não vamos sobreviver. Acreditamos que o& mercado interno vai continuar em contracção nos próximos anos, portanto este desafio da AHRESP veio em boa altura&, afirmou José Mendes.O projecto, que deve estar concluído no final deste ano, terá início com os estudos estratégicos da oferta e da procura. &Na perspectiva da oferta, vamos perceber quanto é que vale este sector. O objectivo na procura é perceber qual&vai ser a nova geografia do turismo mundial e quem vão ser os grande players.& Nós ouvimos dizer que a China vai ter um papel decisivo, mas&vamos ser capazes de actuar nesse mercado? Vamos sozinhos, vamos com a Espanha? Como é que&nos podemos afirmar? E depois, aproveitando aquilo que foi feito pelo Turismo de Portugal e bem, aproveitando a rede de delegados que eles têm a nível internacional, aqueles dossiers de mercado dão um conjunto de informação específica sobre cada mercado. O que nós procuramos com isto é de alguma forma não falar de informação histórica, mas cada vez mais falar sobre informação perspectiva. Este é que é o espírito deste projecto, olhar cada vez mais para o futuro e não tanto para o passado.No que diz respeito à tecnologia, o projecto&visa encontrar novas soluções, por exemplo, aplicações, para os desafios das unidades hoteleiras.&Vamos também fazer um roadshow nacional de workshops, vamos fazer um concurso de ideias agora Abril, o seminário internacional no final do projecto e finalmente um espaço aplicacional na AHRESP Norte&, conclui José Mendes, acrescentando que &acreditamos que vão haver muitas iniciativas pós-projecto, porque ele vai de certeza absoluta alimentar isso&.Por Raquel Pedrosa Loureiro