Projeto âncora de inovação Termas Centro com duas iniciativas de investigação

A apresentação das duas iniciativas de investigação que serão desenvolvidas no âmbito do Projeto Âncora Inovação do PROVERE Termas Centro, irá realizar-se no próximo dia 3 de março, pelas 10h00, no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. O projeto “Investigação Clínica em Crenoterapia, Estudos Clínicos e Moleculares – Efeitos da Inalação de Água Sulfurosa Termal em doentes com Doenças Respiratórias, Rinossinusite Crónica e Asma Brônquica”, coordenado pelo Professor Doutor Luís Taborda Barata (Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior), pretende confirmar cientificamente a eficácia dos tratamentos termais enquanto abordagem complementar nestas patologias, com vista à valorização da marca “Termas Centro” e consequente valorização das estâncias termais como setor fundamental para o Sistema Nacional de Saúde.

Com o projeto “Caraterização do Potencial Bioativo dos Recursos Hídricos Termais da Região Centro”, coordenado pela Professora Doutora Ana Palmeira (Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior) e pela Professora Doutora Maria Teresa Rosete (Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra), pretende-se avaliar o potencial das diferentes águas termais da região centro, de modo a apoiar a sua inclusão em produtos de saúde do tipo dispositivo médico e enquanto ingredientes cosméticos.

O projeto Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro, é cofinanciado pelo programa Operacional Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE.

Termas Centro abrange 22 estâncias termais da região centro e tem como objetivo reforçar a competitividade turística dessas estâncias termais, através de uma lógica de trabalho em rede, organizado e de qualidade e com produtos adaptados a diferentes targets e que abranjam as temáticas: saúde e bem-estar, natureza, património e gastronomia.