Projeto Tourbit para a digitalização das PMEs de turismo apoia nove empresas portuguesas através do NEST

O NEST – Centro de Inovação do Turismo participa no novo projeto europeu TourbitT que tem como objetivo apoiar a competitividade das PMEs de turismo que desejam iniciar a sua jornada de transformação digital e adotar novas soluções tecnológicas para uma indústria mais verde

O Tourbit foi oficialmente apresentado esta semana na Lapónia, Finlândia, numa conferência de abertura, organizada pelo Conselho de Turismo da Catalunha, coordenador do projeto. Trata-se de um consórcio de mais de 150 empresas, especialistas e organizações, cofinanciado pelo programa COSME da União Europeia, que visa fomentar competências e a adoção da digitalização e inovação para a promoção de PMEs de turismo resilientes e competitivas, com especial foco nos seguintes destinos: Bélgica, Lapônia (Finlândia), Île De France (França), Islândia, Portugal, Eslovênia e Catalunha ( Espanha).

O projeto TOURBIT pretende mapear tecnologias digitais e inovadoras para a indústria do turismo, incluindo as maiores tendências de soluções tecnológicas: Data Analytics, Cloud Computing, Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Cibersegurança, Realidade Virtual (VR ) e Realidade Aumentada (AR).

As PMEs do turismo irão iniciar a sua jornada de transformação digital com o “Digital Readiness Index”, uma ferramenta de autoavaliação online que permitirá avaliar o seu estado de digitalização e recomendar ações para impulsioná-lo. A partir daí, irão aprender mais sobre ferramentas tecnológicas e soluções inovadoras através de um programa vasto de webinars no primeiro pilar do programa, o LEARN.

No pilar BUILD, vão beneficiar de uma comunidade online, de colaboração e partilha de conhecimento com outras PMEs, players do setor e startups, bem como de workshops de cocriação e um hackathon virtual com a participação de partes interessadas em toda a Europa.

Por fim, no âmbito do pilar TEST AND IMPLEMENT, o TOURBIT irá apoiar financeiramente 62 PMEs de turismo nos sete destinos envolvidos no âmbito do Programa de Aceleração Digital.

Em Portugal, o NEST – Centro de Inovação do Turismo irá lançar um convite à apresentação de propostas que dará um apoio financeiro de 8.000€ a nove PME portuguesas do setor do turismo.

“No contexto desta parceria, o NEST adiciona mais um caminho de incentivo às PMEs para a promoção da sua transformação digital e adoção de novas soluções tecnológicas. Ao beneficiar de um network europeu através de uma comunidade online de turismo, as PMEs, startups e outras entidades de turismo poderão trocar ideias e experiências, contribuindo para a sua robustez e competitividade.”, explica Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

NEST junta-se a sete parceiros europeus líderes no setor

Até junho de 2024, e no âmbito do consórcio TOURBIT, o NEST – Centro de Inovação do Turismo vai trabalhar em conjunto com sete parceiros para impulsionar a transição verde e a digitalização do setor do turismo europeu:
● Catalan Tourist Board, líder do projeto TOURBIT, responsável pela promoção e apoio à comercialização dos recursos turísticos da Catalunha, que administra o programa de apoio ao empreendedorismo “StarTechTour”;
● Barcelona Chamber of Commerce que fornece todos os serviços e meios necessários às PME para acelerar o seu processo de digitalização e as liga a fornecedores de tecnologia em Barcelona;
● Welcome city Lab of Paris & Co, a primeira incubadora do mundo criada para apoiar startups inovadoras orientadas para o turismo;
● ARCTUR, PME de I&D da Eslovénia, promotora da iniciativa Turismo 4.0;
● hospitality.brussels Cluster hospedado por hub.brussels que apoia as PMEs de turismo belgas para integrar a digitalização e as tecnologias digitais na sua estratégia de negócios;
● Tourism Cluster of Iceland que promove a competitividade e a criação de valor na indústria do turismo islandesa;
● University of Applied Sciences of Lapland na Finlandia, membro do the Smart and Sustainable Arctic Tourism Cluster.