Promoção conjunta do Centro, Alentejo e Porto e Norte privilegiará o mercado espanhol

As Agências Regionais de Promoção Turística do Centro, Alentejo e Porto e Norte irão, já no próximo ano, promover-se em conjunto em alguns mercados chave. Em entrevista ao Ambitur.pt, Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, explicou que esta é uma ação que resulta da candidatura das regiões a um programa de financiamento e que deverá resultar num acréscimo do orçamento para promoção das três regiões de cerca de 1,8/1,9 milhões de euros. “É um reforço para aquilo que já era a capacitação que nós tínhamos apresentado ao Turismo de Portugal para o plano da contratualização de 2016 e que nos pode ajudar, por um lado, a aumentar a nossa própria capacidade financeira de podermos apostar e reforçar a nossa presença naqueles mercados, segundo, aumentar o próprio volume das campanhas de promoção ou de acções junto do consumidor final, e finalmente, é um trabalho que hoje racionaliza aquilo que cada vez mais já não deve ser feito apenas dentro das regiões, mas com as próprias regiões e a marca Portugal”, afirmou Pedro Machado.

Segundo o responsável, foram definidos, “dentro da estratégia de cada uma das ARPT´s”, o top 10 dos de mercado principais. “É nesses dez mercados principais, onde estão o Brasil, a Espanha, Alemanha, França e Itália que vamos reforçar a nossa capacitação”, afirmou Pedro Machado, acrescentando que, nas três regiões, “há mercados que cruzam e onde podemos acrescentar valor do ponto de vista do que era uma ação feita pelas três que pode ser perfeitamente concentrada num único esforço. Naqueles mercados que não são comuns às três, cada uma das regiões irá reforçar a sua posição”.

Segundo o responsável, o mercado espanhol merecerá uma atenção especial. “Vamos naturalmente reforçar a aposta no mercado espanhol, tem sido e continua a ser o nosso primeiro mercado externo, tem andado com altos e baixos, nós queremos consolidar a presença do mercado espanhol e esse é comum às três”.

Raquel Pedrosa Loureiro