Assinado Protocolo para Turismo Médico atingir mais de 100 milhões de euros por ano até 2025

Foi assinado esta manhã o Protocolo de cooperação para a promoção internacional da oferta portuguesa de Turismo Médico. A cerimónia de assinatura foi presidida pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, acompanhado pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Na sessão, estiveram igualmente presentes o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Dias Brilhante, e a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

No Salão Nobre do Ministério da Economia, em Lisboa, o Protocolo foi assinado pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, pelo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Castro Henriques, pelo presidente da Health Cluster Portugal (HCP), Salvador de Mello, e pelo presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Oscar Gaspar.

Incluído na Estratégia de Turismo 2027 como um ativo emergente, o Turismo Médico “começa a ser reconhecido internacionalmente e que, ao apresentar um elevado potencial de crescimento, pode ser um polo de desenvolvimento do país”, refere a nota enviada pelo Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital. Com este protocolo pretende-se criar condições para que, até 2025, o Turismo Médico possa atingir um volume de negócios anual superior a 100 milhões de euros.

O Turismo Médico é uma das áreas contempladas no Pacto para a Competitividade e Internacionalização da Saúde, que foi assinado a 26 de março entre a área governativa da Economia e o Health Cluster Portugal.