Pullmantur reforça oferta para mercado português em 2019

A Pullmantur, representada em Portugal pela Melair Cruzeiros, apresentou ontem ao trade a programação da companhia de cruzeiros para 2019. “Vão existir muitos mais cruzeiros [a bordo do navio Zenith] à partida de Portugal em 2019”, falava Francisco Teixeira, diretor geral da Melair.

Ainda em 2018, o cruzeiro “Do Sul ao Norte Europeu” realiza-se no próximo dia 27 de abril. Inclui nove dias e oito noites a partir dos 589 euros. O preço inclui voo para Rostock e outro de regresso da cidade alemã a Lisboa que, segundo Francisco Teixeira, “está completamente cheio”.

Já “Do Norte ao Sul Europeu” existe um voo de ligação do Porto a Rostock com partida a 8 de setembro deste ano. Os 10 dias e nove noites estão disponíveis desde 1.048 euros.

Dos itinerários para 2019, a 6 de abril, o cruzeiro de seis dias e cinco noites “Ilhas Canárias a Portugal”, desde 575 euros, parte de Gran Canaria e desembarca em Lisboa. O mesmo cruzeiro parte um dia depois, a 7 de abril, – na primeira semana de férias da Páscoa – deTenerife.

Por sua vez, o cruzeiro “Madeira e Ilhas Canárias” estará disponível com partida a 12 de abril de Lisboa. Desde 809 euros, estão disponíveis oito dias e sete noites com paragens pelo Funchal, La Palma, Tenerife e Lanzarote. Sobre as vendas, e apesar de terem aberto apenas há uma semana, Francisco Teixeira revela que “dois terços do navio já estão garantidos”.

No dia 19 de abril, parte de Lisboa o cruzeiro “Madeira, Marrocos e Andalucia”, desde 829 euros. Inclui oito dias e sete noites, com desembarque também na capital portuguesa. Fazem parte do itinerário Funchal, Casablanca, Tânger e Cádis.

O cruzeiro “Da Costa Atlântica ao Norte”, a 26 de abril, inclui um voo com 180 lugares de regresso desde Barcelona. As nove noites e oito dias estão disponíveis a partir dos 1.017 euros. Por outro lado, o cruzeiro “Do Norte à Costa Atlântica”, desde 997 euros, sai de Lisboa com voo de regresso de Malmö incluído. A partida realiza-se a 7 de setembro. Estão incluídos nove dias e oito noites.

A 15 de setembro, a companhia irá também ter um cruzeiro Lisboa-Barcelona,”Da Costa Atlântica ao Mediterrâneo, no qual estão incluídos sete dias e seis noites desde 645 euros. Estão garantidos mil lugares.

Já a 17 de setembro, parte o cruzeiro “Do Cantábrico ao Mediterrâneo”, desde 589. Inclui seis dias e cinco noites entre Porto e Barcelona. Está garantida ligação aérea entre os destinos com uma capacidade de 180 lugares.

Nos novos itinerários, destaca-se o Dubai para a temporada de inverno 2018-2019. O cruzeiro “Dubai e Lendas da Arábia” está disponível desde os 889 euros. Contará com partidas de 8 de dezembro de 2018 a 3 de março de 2019, aos sábados e domingos, para sete noites a bordo do navio Horizon. Vão estar disponíveis dois voos charter de Madrid para o Dubai, com aproximadamente mil lugares garantidos.

2017 foi “o melhor ano de vendas da última década”
Na ocasião, o diretor de vendas de Portugal e Espanha da Pullmantur revelou que 2017 “foi um ano estupendo” para a Pullmantur. Segundo o responsável, Portugal cresceu 80% em 2017 face ao ano anterior, pelo que Eugenio Gijón Fernández carateriza-o como “o melhor ano de vendas da última década.

O responsável crê que também 2018 vá ser “espetacular”. Recorde-se que a Melair Cruzeiros passou a representar a companhia de cruzeiros em Portugal no último trimestre de 2016.

Também presente, o diretor geral do Terminal de Cruzeiros de Lisboa lembrou que “a indústria precisa de criar estas infraestruturas para dar conforto aos passageiros”, acrescentando que o facto de Lisboa ter agora este tipo de capacidade para receber navios de grandes dimensões “é um ponto de viragem bastante significativo para aquilo que será o futuro”. Embora reconheça que o mercado português é “relativamente pequeno”, acredita que “tem grande potencial para crescer nos próximos anos” e em “valores bastante significativos”. “O crescimento é inevitável”, diz, defendendo que, enquanto instalação portuária, “faremos todos os possíveis”.

Ricardo Ferreira constata ainda que há um conjunto de companhias, inclusive a Pullmantur, que começam a apostar nas saídas de Lisboa, como a Royal Caribbean e a Norwegian Cruise Line. “Há centenas a saírem de Portugal nos próximos anos, o que vai dinamizar cada vez mais a indústria e trará responsabilidades acrescidas a todos para duplicarmos os números que temos hoje em dia”, conclui.