A Qatar Airways pagou mais de $1.2 mil milhões em reembolsos a quase 600.000 passageiros desde março, demonstrando o seu compromisso em honrar as suas obrigações com os passageiros que precisaram de mudar os seus planos de viagem devido ao impacto da pandemia Covid-19.
No contexto de um número sem precedentes de pedidos de reembolso e com a dificuldade em entrar nos mais variados países nos quatro cantos do mundo, a Qatar Airways trabalhou arduamente para processar quase todos os reembolsos solicitados desde março de 2020 (96%). A companhia aérea está agora a processar todos os novos reembolsos na forma original de pagamento em menos de 30 dias.
Além disso, a companhia aérea introduziu uma política de reservas flexível que já se tornou extremamente popular entre os passageiros. Os bilhetes da Qatar Airways agora são válidos por dois anos a partir da data de emissão. Os passageiros podem inclusive optar por alterar a viagem de destino gratuitamente com a frequência necessária, alterar a sua origem para outra cidade dentro do mesmo país ou qualquer outro destino da companhia aérea consoante o número de milhas, neste caso dentro de um raio de 5.000 milhas do destino original, trocar o bilhete para um futuro voucher de viagem no valor de 110% do valor original do bilhete ou ainda trocar os bilhetes por Qmiles. Mais de um terço (36%) dos passageiros da Qatar Airwyas selecionaram uma destas opções em vez de optarem pelo reembolso.
Abkar All Baker, chief executive do Qatar Airways Group, refere que “com o impacto da Covid-19 nas viagens globais, os passageiros tiveram que mudar os seus planos rapidamente e foi-lhes difícil planear com antecedência. O que eles desejam e merecem é flexibilidade e confiança e, na Qatar Airways, esperamos que encontrem uma companhia aérea em que possam confiar. O valor que pagamos em reembolsos teve, sem dúvida, um enorme impacto nos nossos resultados financeiros, mas é o nosso dever fazer o que é mais correto para com os nossos clientes e parceiros comerciais e, como companhia aérea, somos fortes o suficiente para mitigar o grande impacto”.
A Qatar Airways tomou uma série de medidas importantes para que pudesse fazer o maior número de reembolsos possíveis – mais de 10.000 por dia no auge da crise – aos passageiros que precisavam de alterar os seus planos devido à COVID-19. Em primeiro lugar, aumentou as suas capacidades de automação, o que permitiu que os pagamentos fossem processados automaticamente. Assim como os vouchers, disponíveis 72h depois após solicitação.
No que diz respeito à mão de obra, a Qatar Airways redistribuiu funcionários de outras áreas de negócio – por exemplo, a tripulação de cabine e a equipa de serviços terrestres – para se juntarem a uma rede global de atendimento ao cliente de forma a fazer face ao elevado número de chamadas.
A companhia aérea também trabalhou afincadamente para tornar o processo de reembolso e de novas reservas o mais fácil possível para seus parceiros comerciais, continuando a usar o sistema de distribuição global padrão da indústria (GDS) – um processo amplamente automatizado e simples de usar para agentes de viagens – para pagar reembolsos. Embora a Qatar Airways agora esteja a ver uma redução no número de solicitações de reembolso, continua comprometida em honrar as suas políticas para passageiros e parceiros comerciais.
A Qatar Arways é uma das poucas companhias aéreas que nunca parou de voar durante a pandemia e continua a utilizar a sua frota de 30 Boeing 787 e 49 Airbus A350. A variedade de aviões modernos e eficientes da Companhia permite continuar a oferecer a capacidade adequada a cada mercado. Devido ao impacto da COVID-19 no fluxo de viagens, a companhia aérea tomou a decisão de colocar no chão a sua frota de Airbus A380s por não ser economicamente e comercialmente justificável operar aeronaves tão grandes no contexto de mercado atual.
Com as restrições de fronteiras a diminuirem, a companhia aérea continua a liderar a recuperação de viagens globais, operando mais de 500 voos semanais para mais de 80 destinos em todo o mundo através do Melhor Aeroporto do Médio Oriente, o Aeroporto Internacional de Hamad (HIA).
As medidas de segurança da Qatar Airways para passageiros e tripulantes incluem o fornecinento de equipamento de proteção individual (EPI) para a tripulação de cabine e um kit gratuito de máscaras faciais para os passageiros. Os passageiros da Classe Executiva em aviões equipados com Qsuite podem desfrutar da privacidade que estes lugares proporcionam, incluindo divisórias de privacidade com a opção de colocar um indicador de “Não Incomodar”. As Qsuites estão disponíveis em voos para mais de 30 destinos, incluindo Londres, Paris e Frankfurt. Para mais detalhes de todas as medidas implementadas consulte qatarairways.com/safety.