O turismo em alta na região e a confiança de novos investimentos no território levam a que o arquipélago dos Açores tenha que “trilhar caminho” em novas frentes como explicou o secretário Regional do Turismo e Transportes do arquipélago dos Açores, Vítor Fraga, à direção da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).
O executivo açoriano lembrou, junto aos empresários e membros da direção da AHRESP, ontem por ocasião da reunião do Conselho Consultivo da associação no Faial, que “o que caracteriza os Açores é o efeito de complementaridade que se tem de ilha para ilha, que vai muito para além da nossa reconhecida beleza paisagística e num setor como o turismo isto é fundamental, porque é isto que nos enriquece enquanto destino e que nos distingue de outros destinos à escala global”.
A atividade turística nos Açores tem a vindo ter comportamentos positivos e apresenta um crescimento de 42% nos últimos três anos em termos do número de dormidas, propagado pelos cruzeiros. Pela positiva estão também os dados deste ano, que indicam “que nos primeiros dois meses estamos a crescer 60%, fatores que não seriam possíveis sem existir uma confiança neste setor e que hoje leva a que surjam novos investimentos”.
Mas “isto não é o fim, mas sim o princípio”, como ressalva Vítor Fraga. Para o responsável do Governo Regional dos Açores tem que se começar a trilhar caminho para outras frentes. “Temos que olhar para a qualificação da oferta, a vários níveis, e temos o desafio grave de transformar a gastronomia açoriana num produto turístico.”
Nestas duas missões, a Secretaria Regional de Turismo e Transportes dos Açores está a desenvolver parcerias com a AHRESP para estas matérias. Ao nível da formação a AHRESP vai realizar, com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Transportes dos Açores e entidades privadas, um programa de formação para os empresários do arquipélago.
O arranque das iniciativas acontece dia 17 de maio, em S. Miguel, com módulos de ‘Tecnologias de Informação e Comunicação’; ‘Marketing e Comercialização’ e ‘Economia e Gestão’.