Quase 700 operadores turísticos e agências de viagens assumem compromisso com a sustentabilidade

Cerca de 700 operadores turísticos e agentes de viagens de pequena e média dimensão foram selecionados para participar do programa SUSTOUR, financiado pelo programa COSME da União Europeia, destinado a melhorar seu desempenho de sustentabilidade. Destes sessenta, dois são portugueses.

“Estamos muito satisfeitos com tanto interesse por parte dos operadores turísticos e agentes de viagens em toda a Europa em aprender como tornar os seus negócios e cadeia de fornecedores mais sustentáveis. Decidimos aceitar três vezes mais empresas no programa de apoio do que o inicialmente planeado, para permitir que um máximo de empresas beneficie do projeto”, declara Naut Kusters, diretor da ECEAT e líder do projeto SUSTOUR, citado num comunicado.

A apresentação de candidaturas de PMEs iniciou-se em março de 2022, para selecionar um mínimo de 175 operadores turísticos e agentes de viagens que beneficiariam de um programa abrangente de apoio técnico para os ajudar a melhorar o seu desempenho de sustentabilidade. Foram recebidas mais de 730 candidaturas e, após avaliação por uma comissão de avaliação independente, 629 PME de 35 países foram selecionadas e inscritas no programa de apoio.

Para o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, “a sustentabilidade é claramente uma das principais prioridades da APAVT e estamos obviamente satisfeitos por ver que cerca de seis dezenas de agentes de viagens e operadores turísticos associados foram selecionados no âmbito do projecto SUSTOUR”.

O programa de apoio técnico inicia-se a partir de julho de 2022 e fornecerá uma “combinação de formações online, formações em sala de aula de vários dias, formação intensiva (em grupo e individual)”, bem como “aprendizagem entre pares – todos fornecidos e guiados por especialistas em turismo sustentável ​​selecionados para o efeito”. As empresas podem escolher entre “obter apoio para a certificação Travelife ou apoio em termos de melhoria de áreas específicas, como gestão de carbono, plástico e cadeia de fornecimento ou certificação de suas excursões em terra”, lê-se no comunicado, divulgado à imprensa.

Serão organizados vários eventos em conjunto com feiras europeias para permitir às empresas de viagens selecionadas trocar experiências e melhores práticas, bem como premiar as que obtiverem com sucesso a certificação através do projeto SUSTOUR.

A lista das empresas de viagens bem-sucedidas inscritas no programa de apoio técnico SUSTOUR está disponível aqui.