Já “quase atingimos os objetivos do Turismo de Portugal para 2016”

Depois de um 2015 que bateu todos os recordes, as expetativas para este ano para a região do Alentejo e Ribatejo são, afirma Vitor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção, também positivas, ainda que “não acredite que se continue a crescer a este ritmo. À margem da ITB, em Berlim, Vitor Silva afirmou que “no final de 2014 ultrapassámos os objetivos que o Turismo de Portugal nos tinha proposto para 2015. Agora puseram outros objetivos que era o crescimento de 8,1% para o mercado externo, nós crescemos 14%. Quer dizer que nós quase atingimos os objetivos que o Turismo de Portugal nos queria pôr para 2016”. O responsável acrescentou ainda “esperar o melhor mas estar sempre preparado para o pior”. “ Fundamentalmente temos é de trabalhar, agora não acredito que seja sempre a este ritmo”.

 
Relativamente à estratégia para o mercado alemão, no qual a região investirá cerca de 300 mil euros, Vitor Silva explica que o objetivo tem sido “concentrar-nos na zona da Alemanha onde há mais dinheiro, ou seja, na fronteira entre a Alemanha, a Holanda e França. Estamos a ter presença em algumas feiras temáticas ou mais generalistas como a F.re.e em Munique, a Tur Natur em Dusseldorf. Por outro lado, temos estado a fazer um trabalho um pouco de formiga juntamente com a delegação de turismo, que tem sido sempre fundamental neste processo todo, que é de fazer roadshows por cidades alemãs”.

 
O mercado alemão representa, atualmente, cerca de 10/15% dos turistas estrangeiros que visitam a região.