Com o início do verão e as férias a aproximarem-se, a Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, revela os resultados de um inquérito global que explora as intenções dos consumidores relativamente a este período, nomeadamente as preferências e orçamentos disponíveis. Se 95% afirma que irá viajar no verão, 46.9% ficará no país e 48.9% gastará entre 600 e 900 euros. Dos que afirmam não viajar, a maioria afirma que o aumento do custo de vida é o principal motivo.
Quando questionados sobre a influência do atual panorama económico nos planos para as férias, os portugueses indicaram que procuram por alojamentos mais baratos (39.4%) e por destinos mais próximos (33.1%), reduzindo ainda o número de dias de viagem (26%).
Ainda assim, a maioria (57%) dos portugueses irá sair do seu local de residência pelo menos entre oito e 14 dias, com o principal objetivo de relaxar (78.6%), descobrir novos locais e culturas (67%) ou passar tempo com a família e amigos (61%). A escolha do destino poderá ser o mais difícil, sendo que o orçamento (62.4%), o clima (55.7%) e a segurança (52.3%) são os principais fatores de escolha do local.
Começar a planear as férias é sempre um momento que conjuga diferentes variáveis, pelo que 44,2% dos portugueses começa com três meses de antecedência. Do orçamento dedicado, o alojamento (60%), as atrações turísticas (36,8%) e a alimentação (33,3%) levam a maior fatia e, por isso, as inovações tecnológicas, nomeadamente de Inteligência artificial que os portugueses mais gostariam de utilizar, estão relacionadas com ferramentas de comparação de preços (68,3%) e para a construção de itinerários personalizados (52,8%). Entre as plataformas online que ajudam no planeamento e reservas, Booking (80,5%), Trivago (47,1%) e Airbnb (34,3%) estão entre as preferidas.
Paros na Grécia ou Menton em França permitem desfrutar de paisagens de sonho quase idênticas às famosas localidades de Santorini ou Cannes, mas a um custo mais acessível. Segundo o estudo da Klarna, um dos principais motivos para os portugueses viajarem é para descobrirem novos horizontes e culturas (67%). De acordo com informações obtidas no TikTok, a hashtag #cheapflights acumulou dois milhões de visualizações nos últimos 30 dias no país. A sede de aventura, aliada à preocupação visível com o aumento dos preços, está a impulsionar o fenómeno dos Destination Dupes para a ribalta.
Mas também as staycations são outra tendência popular, para aproveitar as férias sem gastar muito dinheiro, explorando os arredores mais próximos. As paisagens de Portugal apresentam uma variedade de cenários e atividades para todos os gostos, pelo que não deixa de ser um local ideal para férias, cuja hashtag obteve 467.000 visualizações no TikTok nos últimos 30 dias.
As férias e as viagens também podem ser uma oportunidade para relaxar sozinho, tendo tempo de autoconexão. A Klarna identifica assim duas novas tendências de viagens que estão em crescimento: slowcations e Solo Travel, experiências que envolvem viagens sozinhos, abrandar o ritmo e mergulhar totalmente num destino, saboreando a cultura local e relaxando em vez de apenas visitar atrações turísticas.
A popularidade de hashtags como #solotravel, com três milhões de visualizações no TikTok no mês passado, reflete o crescente interesse nesta opção de viagem. Além disso, esta forma de viajar oferece a liberdade de explorar de forma independente e conectar-se com outras pessoas.